Quanto ganha um Diretor de Arte na Publicidade?

Tenacidade e criatividade são habilidades essenciais para qualquer diretor de arte no mundo competitivo da publicidade.

Os diretores de arte são geralmente conhecidos como “criativos”. Eles produzem ideias inovadoras para os elementos visuais de campanhas publicitárias em todos os tipos de mídia.

Como diretor de arte, você geralmente trabalha ao lado de um redator para formar uma “equipe criativa”. Tradicionalmente, o redator produz as palavras para acompanhar os visuais criados pelo diretor de arte.

Esses papéis estão se tornando mais confusos e é provável que ambos tenham uma contribuição para o conteúdo visual e escrito da campanha publicitária.

O diretor de arte publicitária trabalha na campanha desde o início e gerencia detalhes sobre o cliente, produto, público-alvo e mensagem publicitária exigida. Isso ajuda a moldar a campanha publicitária.

Responsabilidades

Sua função pode variar dependendo da agência em que você trabalha. As tarefas típicas podem incluir:

  • Trabalhar em estreita colaboração com o copywriter para gerar ideias e conceitos criativos.
  • Produzir esboços ou ‘storyboards’ (televisão) ou ‘roughs’ ou ‘scamps’ (impressão) para comunicar ideias ao cliente.
  • Obter uma compreensão do público-alvo que o anúncio visa.
  • Reunir-se com o diretor de criação e gerentes de conta antes de apresentar ideias aos clientes.
  • Lançar ideias para clientes.
  • Instruir outros membros da equipe de criação.
  • Fazer o comissionamento de fotógrafos, artistas ou cineastas para trabalhar em projetos.
  • Trabalhar em suítes de edição para supervisionar o produto.
  • Aconselhar novos criativos, analisando e gerenciando novas equipes da agência.

Salário

A faixa de salários iniciais típicos para diretores de arte é de cerca de R$ 4.306 mensais. Os salários dos diretores de arte variam entre R$ 954 a R$ 25.426, dependendo da experiência, campanhas de sucesso e quaisquer prêmios ganhos.

Os valores da renda servem apenas como um guia.

Horas de trabalho

As horas de trabalho são geralmente em horário comercial. No entanto, são necessárias horas extras à noite e aos finais de semana para atender a prazos e necessidades específicas.

O horário de trabalho anti-social pode causar algum tipo de interrupção em sua vida pessoal.

O que esperar

Alguns diretores de arte são autônomos e trabalham como freelancers. Embora esta seja uma maneira mais flexível de trabalhar, ela também pode ser menos segura, já que a publicidade é uma indústria muito competitiva.

O trabalho freelancer é uma opção mais viável para diretores de arte bem estabelecidos. O trabalho é basicamente baseado em escritório, mas isso depende do tipo de projeto e do empregador.

Os trabalhos estão disponíveis em todo o Brasil, embora muitas das maiores agências estejam localizadas na região Sudeste ou em outras grandes cidades. Oportunidades de emprego também existem no exterior.

Qualificações

Embora esta área de trabalho seja aberta a todos os graduados, uma graduação em um dos seguintes cursos provavelmente aumentará suas chances:

  • Publicidade e Propaganda
  • Marketing
  • Design gráfico
  • Artes Visuais

Uma pós-graduação não é essencial, mas se você tem um bacharelado não relacionado, um curso de pós-graduação relevante pode ajudar a dar-lhe alguma experiência na área, bem como fornecer contatos na área.

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