Quanto Ganha um Instrumentador Cirúrgico?

Seu trabalho é de auxílio de médicos e enfermeiros em procedimentos cirúrgicos. Confira agora quanto ganha um instrumentador cirúrgico!

0

O instrumentador cirúrgico é o profissional que oferece suporte a médicos e enfermeiros durante procedimentos cirúrgicos. Isso porque é ele que prepara toda a sala operatória, bem como prepara equipamentos, faz a limpeza dos materiais.

Além disso, ele também desempenha atividades voltadas a cirurgias médico-odontológicas. Neste caso, faz o posicionamento adequado dos instrumentos, bem como os passa para a mão do cirurgião.

Atividades de um Instrumentador Cirúrgico 

Ainda em suas funções com os instrumentos, além de sua esterilização, ele também faz a análise da qualidade dos mesmos. Desta forma, quando necessário, propõem a aquisição de novos instrumentos para reposição dos desgastados.

O seu trabalho é essencial para as intervenções cirúrgicas. Já que antes de qualquer cirurgia, os instrumentadores cirúrgicos realizam todo o preparo da sala, desde os equipamentos e mesas, aos medicamentos e materiais de sutura e anti-sepsia.

Sendo assim, ao final das cirurgias ele faz a conferência quantitativa e qualitativa dos instrumentos cirúrgicos.

Para se tornar um instrumentador cirúrgico é preciso realizar um curso técnico na área. Os cursos são realizados por Conselhos Regionais de Enfermagem, instituições de formação tecnológica ou sociedades médicas.

Além disso, para realizar o curso é preciso ter ensino médio completo. Pessoas com cursos técnicos em enfermagem costumam ter destaque na área.

Salário

Infelizmente a profissão de instrumentador cirúrgico não possui um piso salarial válido para todo o território nacional. Desta forma, os pisos são definidos de acordo com a cidade/região pelos acordos coletivos feitos com os sindicatos.

Sendo assim, os vencimentos varia muito de estado/cidade para outra. A jornadas de trabalho e o setor de trabalho também fazem as remunerações alterarem bastante.

Entretanto, segundo levantamento realizado pelo site de empregos Catho, a média salarial de um instrumentador cirúrgico no Brasil é de R$ 1.773,50.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.