Quanto ganha um professor universitário com pós-graduação?

Os salários variam de acordo com a especialização de cada um. Descubra quanto ganham os professores com mestrado e doutorado no Brasil.

0

Ao longo de nossa vida escolar somos auxiliados e instruídos por vários professores. Logo nos primeiros anos do ensino fundamental somos acompanhados por pedagogos, que nos ajudam nos primeiros passos da infância.

Além disso, na segunda parte do ensino fundamental recebemos aulas de profissionais com formação específica. Ou seja, são professores de história, matemática, língua portuguesa dentre as outras disciplinas.

Assim como passamos a ter aulas divididas, a formação dos professores mudam. Agora são habilitados em licenciatura, assim como no ensino médio. Entretanto, na graduação é preciso mais do que apenas o ensino superior na modalidade de licenciatura.

Desta forma, para se tornar um professor em faculdades é necessário se aperfeiçoar, fazer mais cursos, e uma pós-graduação. Dentre as especializações após a graduação estão o mestrado e o doutorado.

Sendo assim, o mestrado serve para dar continuidade nos estudos realizados na graduação, ou seja, na sua área de interesse. Já o doutorado seria o passo seguinte após o mestrado, aprofundando mais os conhecimentos na área de estudo. Portanto, cada professor com doutorado tem uma área de estudo específica.

Além disso, existe aina o pós-doutorado, onde o professor escolhe um tema de sua tese para aperfeiçoamento. Os profissionais com mestrado e doutorado podem trabalhar em universidade públicas e particulares de todo o Brasil.

Salários

Os salários dos professores do ensino superior no país variam de acordo com o salário base, que é o número de aulas semanais multiplicado pelo valor de cada hora de aula, novamente multiplicado por 4,5 semanas.

Outra variável é a hora de atividade, onde entram horas extras, adicionais noturnos, dentre outros. Existe ainda outra importante fator determinante, que é a retribuição por titulação.

Acima me referi sobre as especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Bom, esses cursos não só permitem que os professores deem aula no ensino superior como também interferem diretamente nos ganhos do profissional.

Sendo assim, segundo o site LoveMondays, a média nacional para professores mestres no Brasil é de R$ 5.572,00. Por outro lado, ainda segundo o site, a média salarial para professores doutores é de R$ 10.394,00.

Entretanto é preciso lembrar que os valores acima se tratam da média salarial. Portanto, os salários podem variar de acordo com instituição e localidade, tanto para mais, como também para menos.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.