Quanto Ganha um Recenseador do IBGE?
O recenseador trabalha coletando dados para o Censo Demográfico brasileiro. Confira agora quanto ganha um recenseador no Brasil.
Apesar do nome ser um pouco desconhecido, o trabalho do recenseador é bastante conhecido pela população brasileira. Isso porque o profissional trabalha para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sendo assim, ele tem o papel de levantamento de dados para o IBGE, que são destinados para a realização do Censo Demográfico.
Atividades do recenseador
Antes de mais nada, o censo se trata de um estudo estatístico sobre a população. Desta forma, possibilita aos governantes, e a própria população, conhecer dados como números de homens, mulheres, crianças, escolaridade e moradia. O estudo é realizado de dez em dez anos.
Portanto é justamente este o trabalho do recenseador. Ele percorre residências e estabelecimentos coletando os dados para o censo. Para isso, realiza entrevistas em forma de questionários com a população brasileira, de cidade a cidade.
O seu trabalho é essencial para o país. Já que após a conclusão da pesquisa, saberemos dados de como está a situação da educação, saúde, lazer, esporte e cultura do país. Assim como da habitação e situação de renda.
Logo, sabendo da real situação em que o Brasil se encontra, governantes sabem as áreas que merecem investimentos. E além disso, a população sabe em quais setores deve cobrar maior participação e atenção de seus governantes.
Salário
O salário médio de um agente recenseador é de R$ 1.500,00. Para se tornar um profissional na área é preciso ter ensino fundamental completo. Como o trabalho é no IGBE, os interessados precisam passar por um processo seletivo para o cargo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.