Quanto ganha um Técnico em Logística?

Descubra Quanto ganha um Técnico em Logística, qual o salário e a média salarial de um Técnico em Logística. Veja também suas áreas de atuação, confira!

0

Já ouviu falar da profissão de Técnico em Logística? Conhece as responsabilidades do profissional e quais são suas perspectivas no mercado de trabalho? Bom, esse é o objetivo desse artigo: situá-lo sobre as principais características do cargo.

De antemão, é importante reforçar que o mercado de trabalho para o Técnico em Logística é bastante competitivo e promissor. Profissionais qualificados, que realmente mostram um diferencial nesse segmento, saem à frente e mostram que investir na profissão é um bom negócio.

Geralmente, aqueles que se identificam com a profissão são mais flexíveis e organizados, possuem disponibilidade de horário para viajar, gostam de trabalhar em equipe e possuem conhecimentos de informática.

Mas o que de fato exerce um Técnico em Logística? O profissional atua dentro das empresas com a função de planejar a movimentação de seus recursos, de modo que o processo de transporte e armazenamento de mercadoria aconteça de forma efetiva.

Sobre o curso de Técnico em Logística

Para fazer o curso Técnico em Logística é necessário ter concluído o Ensino Médio. Sua duração média é de dois anos, o que pode render 800 horas/aula. Diversas instituições brasileiras oferecem o curso, sendo que uma das mais conhecidas se refere ao SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O curso de logística inclui na grade curricular as seguintes disciplinas: Logística, Gestão de Pessoas, Gerenciamento e Economia de Sistemas Logísticos, Legislação e Tributação em Logística, Estocagem, Transportes, Custos, entre outras.

Outra opção para quem deseja se aperfeiçoar um pouco mais na área é investir no curso superior de logística. A vantagem é que por meio do curso superior, o profissional consegue sair do cargo de técnico, cuja formação é de nível médio, e alcançar cargos mais altos e salários mais promissores.

Veja também: Quanto ganha um Auxiliar Administrativo?

Nessas condições, a pessoa interessada em atuar nesse segmento pode optar por cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Além disso, pode apostar em outras áreas do conhecimento, sendo elas mais abrangentes e tradicionais, como Engenharias, Administração ou Economia.

Cargo de Técnico em Logística

Dentro de uma empresa, o profissional é responsável por otimizar os espaços disponíveis para armazenamento de mercadorias, tendo em vista a redução de recursos, como tempo e dinheiro para executar os processos. Sendo assim, algumas de suas tarefas são:

  • Planejar a movimentação interna e a distribuição entre fabricas;
  • Controlar o estoque e armazenagem de mercadorias;
  • Comunicar com fornecedores e clientes;
  • Operar sistemas eletrônicos;
  • Implementar procedimento de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico;
  • Administrar todos os recursos e materiais da empresa.
  • Geralmente, o profissional atua em fábricas e canais de distribuição, como aeroportos, portos, empresas de transporte, varejistas e atacadistas.

Quanto ganha um Técnico em Logística?

A variação salarial para esse profissional também é muito comum. Cada região possui suas especificidades e isso interfere na determinação do valor a ser pago pelo trabalho do Técnico em Logística. Outros fatores que também influenciam na remuneração são: bagagem, histórico e qualificação do profissional.

Geralmente, o salário inicial circula entre dois a quatro salários mínimos, isso com o nível técnico de formação. Em outras condições, como a de nível superior, por exemplo, a remuneração oferecida pode chegar até oito salários mínimos, o que é muito motivador para quem deseja investir na carreira e assumir cargos de chefia.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.