Queda do Bitcoin assusta os investidores de criptoativos

O retorno que vinha da mineração do Bitcoin, atividade feita para validar transações e a segurança da rede, apresentou uma queda muito grande no último ano.

Com a volatilidade muito alta no ramo dos ativos digitais, que continua marcando presença, o Bitcoin aparentava reverter esta tendência de queda quando os investidores, que por sua vez estavam abalados com o cenário atual do mercado financeiro, voltam a retirar seus ativos. Os fatores que devem explicar essa jogada são tanto internos quanto externos.

Leia mais: Criptomoedas em 2022: Veja se ainda vale a pena

O retorno que vinha da mineração do Bitcoin, atividade feita para validar transações e a segurança da rede, apresentou uma queda muito grande no último ano. Conforme a pesquisa realizada pela Arcane Research, as recompensas dos mineradores, que chegavam a US$ 62 milhões por dia, caíram para cerca de US$ 18 milhões por dia.

Essa queda absurda da recompensa faz com que os mineradores saiam de cena, o que deixa a rede mais devagar e, por conta disso, menos segura. De certo modo isso não influencia diretamente no preço à vista da criptomoeda, mas pode sim diminuir a liquidez e aumentar a volatilidade das cotações no curto prazo.

Além do mais, os investidores acompanham as notícias divulgadas sobre o emprego nos Estados Unidos. E ainda mais importante, os dados que apontam uma recessão no mundo todo com a alta crescente dos juros dos norte-americanos, e o cenário internacional.

Para que você possa entender melhor, a mineração de criptomoedas, como dito anteriormente, é uma forma de validar os dados da rede e preservá-la de fraudes. Contudo, é por meio dessa atividade que novas unidades de criptos são encontradas no mercado.

A mineração também tem a responsabilidade de manter em funcionamento toda a blockchain. O minerador, de certo modo, atua como um banco ao realizar a checagem de Bitcoins e outros tipos de moedas em uma conta e verificar se a outra poderia receber aquela quantidade de moedas.

Para quem não sabe, blockchain é um sistema de rastreamento de informações, que são enviadas ou recebidas na internet. São códigos online que carregam os dados que estão conectados. Por meio disto é que se torna possível realizar as transações das criptomoedas. Ademais, a rede contém todo o histórico do mercado das criptos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.