Dormir demais faz mal à saúde? Saiba quais são as consequências

Não dormir o suficiente é prejudicial. Do mesmo modo, dormir demais também pode ser ruim.

Tudo na vida requer equilíbrio, sobretudo no que se refere à saúde. Nesse sentido, você já parou para pensar que existem consequências de dormir demais? É justamente sobre isso que iremos falar hoje, e você precisa saber o que pode acontecer quando dormir muito se torna um hábito frequente. Sem mais delongas, veja a explicação logo abaixo.

Leia mais: Médico concluiu que o peso da alma humana é de 21 gramas

Será que dormir demais pode ser ruim para a saúde?

Você com certeza conhece a frase clichê que diz que “tudo em excesso faz mal”. Aposto que você já escutou isso da sua mãe, da sua avó ou da sua tia, e saiba que elas estavam todas certas, pois tudo que se faz em excesso realmente é prejudicial, e o sono está incluído nisso.

  • Dormir além do necessário eleva o risco de doenças cardiovasculares 

Se você dorme demais, tem menos tempo para se exercitar. Essa é apenas uma das razões pelas quais o sono excessivo aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, saiba que as mulheres estão mais propensas a ter esse tipo de problema.

  • Dormir muito pode ser um sinal de depressão

Muitas pessoas que têm depressão acabam dormindo bem mais do que o necessário, pois utilizam isso como uma forma de escapar da tristeza que estão passando. Portanto, se você está dormindo muito e não tem disposição para nada, pode ser importante buscar atendimento psicológico.

  • O cérebro de quem dorme demais pode ficar mais lento

Quando mantemos um sono prolongado de forma crônica, o nosso cérebro passa a envelhecer mais rápido. Desse modo, é possível que surjam dificuldades para o desenvolvimento de atividades cotidianas, até mesmo as mais simples.

  • Se você passa muito tempo dormindo pode ter dores de cabeça

As dores de cabeça podem ser causadas por longos períodos de sono. Isso acontece porque o sono em excesso pode diminuir os níveis do hormônio serotonina. Nesse sentido, saiba que enxaquecas e dores de cabeça podem acontecer quando os níveis de serotonina não estão em equilíbrio.

Quantas horas nós devemos dormir por dia?

A quantidade mais adequada de horas de sono varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, para um adulto saudável, deve ser entre sete e nove horas. Entretanto, mais do que o tempo, o que deve ser levado em conta é, principalmente, a qualidade, pois um sono conturbado não é restaurador como deveria.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.