Quem dorme tarde tem 20% a mais de chances de desenvolver diabetes, diz estudo
Você costuma ir dormir tarde todos os dias? Se sim, deveria repensar esse hábito, pois ele pode está danificando a sua saúde.
Uma pesquisa divulgada na revista científica Annals of Internal Medicine recentemente discorreu sobre a relação entre sono e diabetes.
De acordo com o estudo, quem demora mais para dormir, tende a desenvolver a doença. Abaixo, explicamos os detalhes por trás da pesquisa e trazemos dados que reforçam que o quadro é visto principalmente quando se trata do público feminino. Confira!
Qual a relação entre dormir tarde e diabetes?
A pesquisa sobre o desenvolvimento da diabetes foi realizada por médicos da Universidade de Brigham, nos EUA, com um total de 63,6 mil enfermeiras. As mulheres analisadas durante o estudo possuíam faixa etária entre 45 a 62 anos.
O estudo fez um acompanhamento contínuo durante sete anos, tendo sido iniciado em 2009. As mulheres com hábitos noturnos foram classificadas como sendo 11% do total das candidatas avaliadas na pesquisa.
(Imagem: divulgação)
“Quando tiramos da equação as participantes que tinham hábitos de vida diferentes, houve uma redução do risco de diabetes, mas ele ainda permaneceu. Isso significa que o ciclo de sono está, sim, relacionado ao quadro”, disse a médica Sina Kianersi, líder do estudo.
Necessidade de estudo mais aprofundado
Apesar de o público analisado ter demonstrado como se dá a ligação entre o aumento nas chances de desenvolvimento da doença, isso ainda não pôde ser efetivamente comprovado. Para se tornar um “veredito”, é necessário avaliar e monitorar mais pessoas.
“Se conseguirmos determinar uma ligação causal entre o cronotipo (sincronização dos ritmos circadianos) e a diabetes ou outras doenças, os médicos poderão adaptar melhor as estratégias de prevenção aos seus pacientes”, conclui a especialista Kianersi.
Então, devemos reforçar que apesar do sucesso de dedução realizado na pesquisa, ainda são precisos outros estudos para que a teoria criada seja comprovada.
Com a continuação dos estudos, seria possível determinar com mais precisão a influência dos hábitos noturnos com o desenvolvimento da diabetes.
De toda forma, vale salientar que o hábito de dormir tarde não é benéfico para a saúde. Dormir bem é um dos pilares de uma vida plena!
Comentários estão fechados.