Quem foi Jezabel?

Jezabel é uma das personagens mais conhecidas da Bíblia, estando presente nas narrativas bíblicas do Antigo Testamento. Saiba mais de sua história aqui!

0

A rainha Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, tem a sua história escrita nos livros de 1 e 2 Reis. Ela foi esposa do rei de Israel, Acabe, entre os anos de 874 a 853 a.C. Seu pai era o rei e sacerdote de Tiro e Sidom, Etbaal.

A monarca ficou popular por ser uma mulher malvada e perversa, a qual perseguia os profetas do Senhor e difundia a idolatria em Israel. Jezabel foi condenada por Elias e demais profetas.

Falar sobre a sua história é rememorar uma das personagens bíblicas mais conhecidas. Não por acaso ela é constantemente mencionada em pregações e estudos bíblicos.

Sobre Jezabel

O casamento de Jezabel se deu como uma compensação pela hostilidade de Damasco contra Israel, e ocorreu por meio de um acordo concebido pelo seu sogro, Honri. O intuito era validar a aliança entre Tiro e Israel, por volta de 880 a.C.

Devota do deus Baal-Melcarte, cultuado na Fenícia, Jezabel permaneceu o adorando em Samaria, sua nova casa. Inclusive, a rainha convenceu o seu esposo, Acaba, a construir santuários para o culto a divindade.

Com a ação, Jezabel atraiu inúmeros sacerdotes e profetas da sua religião pagã para Israel. Haviam cerca de 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera.

A sua principal condição era de que o seu deus pudesse ter os mesmos direitos que o Deus de Israel diante da população. Com isso, aqueles que fossem contrários às suas práticas de idolatria passaram a ser perseguidos e mortos.

Jezabel era uma pessoa com personalidade forte e imponente, impulsiva, violenta e detentora de um fanatismo religioso. Os trechos bíblicos até trazem que ela possuía grande influência sobre o marido, já que ele permitia que as coisas fossem feitas como ela almejasse.

Acazias, Jorão e Atalia são frutos do matrimônio entre Jezabel e Acabe, porém, ainda há dúvidas que ela tenha sido realmente a mãe verdadeira de Atalia. De qualquer modo, esses foram ensinados conforme as suas crenças e Atalia, inclusive, levou seus conceitos reprováveis para Judá ao se unir com Jeorão, filho de Josafá.

Morte de Jezabel

Após Acabe morrer, Jezabel permaneceu poderosa no território de Israel durante os reinados de Acazias e Jorão. Entretanto, um oficial do Exército, Jeú, matou Jorão e ascendeu ao trono, destruindo também o culto a Baal.

Assim que assassinou Jorão, Jeú foi para o palácio em Jezreel onde Jezabel se encontrava para enfrentá-la. Ao encontrá-la, ele ordenou que os oficiais jogassem a rainha pela janela da torre do palácio, finalizando a sua morte com o atropelamento de seu corpo.

Terminada a sua refeição, Jeú mandou que os homens a sepultassem, por ter sido filha de um monarca, o rei sidônico, Etbaal. Acontece que quando chegaram até o local, eles localizaram apenas o crânio, pés e mãos de Jezabel, o restante havia sido devorado por cães.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.