Quer aprender alguma coisa super rápido? Tenta uma destas 10 técnicas incríveis
Todas são comprovadas cientificamente e uma delas pode ser a ideal para você.
Estudar pode ser muito trabalhoso e até mesmo tedioso para algumas pessoas. Isso faz com que o processo de aprendizagem e de assimilação do conteúdo não seja tão bom assim.
Por isso, existem algumas técnicas da neurociência que, comprovadamente, podem te fazer absorver as informações e aprender qualquer coisa muito mais rápido e com muito mais qualidade que o normal
10 técnicas para aprender mais rápido e ser mais bem-sucedido nos estudos
1- Faça anotações eficazes
Ao anotar enquanto estuda, você deve estar ciente do que está fazendo e anotar da maneira “correta”. Isto é, você não deve anotar qualquer coisa. As anotações devem ser precisar e, principalmente, te darem um norte para que você possa revisá-las depois.
2- E sempre prefira papel e caneta
E, para isso, sempre utilize papel e caneta. Sabemos que os celulares e os laptops podem até ser mais práticos no dia a dia, mas a escrita manual potencializa muito a memorização e assimilação do conteúdo.
3- Tente dormir entre as sessões de estudo
A pior coisa a se fazer nos momentos em que você está estudando bastante é virar a noite em cima dos livros. É durante o sono que nosso cérebro assimila as informações que estudamos. Então, o ideal é ler, dormir um pouco e ler mais.
4- Já ouviu falar de mnemônica?
A mnemônica consistem em padrões de letras ou sons que criam associações para facilitar a aprendizagem como um todo. Ela é muito usada para ensinar conteúdo de forma lúdica, mas quem é mais “grandinho” também se beneficia desta técnica de aprendizagem.
5- Faça pausas, seu cérebro não é de ferro
Assim como é importante dormir, também é importante fazer algumas pausas para arquivar o conhecimento no cérebro. Lembre-se de que até as máquinas precisam recarregar suas baterias de vez em quando.
6- Busque várias frentes de aprendizado
Ficar só na leitura nem sempre dá certo. Muitas vezes, assimilamos melhor o conteúdo quando o vemos ou ouvimos. É sempre bom buscar outras frentes de conhecimento para diversificar seus estudos.
7- Divida seus estudos
Se você tem um conteúdo muito grande para aprender, divida em vários tópicos para destrinchá-lo pouco a pouco. Assim, você terá mais tempo e poderá se aprofundar mais.
8- E modifique sua prática
Além disso, evite sempre a mesma técnica repetidamente. Tudo que se repete demais acaba fazendo com que o cérebro se acostume. Mas não faça nenhuma mudança muito drástica, porque nem sempre são benéficas.
9- Beba água
Parece bobo, mas a água ajuda no funcionamento de todo o nosso corpo – inclusive a concentração e o aprendizado. Por isso, deixe sempre uma garrafa ou um copo cheio de água quando for se sentar para estudar.
Entenda o que dá certo com você e vá fundo!
Você nem sempre vai conseguir se adequar a todas as técnicas de estudo. Portanto, conheça-se se e saiba o que dá mais certo para você e o que não dá. Então, vá em frente e se jogue.
Comentários estão fechados.