Estudo sugere que gatos conseguem memorizar o nome de seus “amigos”

Você nunca mais vai errar o nome de seus gatinhos.

Sabia que os bichanos são capazes de reconhecer os seus nomes e os de outros indivíduos? Apesar de ignorar seus donos quando são chamados, isso não significa que eles não estejam ouvindo e nem entendendo. Na verdade, alguns estudos apontam que gatos conseguem memorizar o nome de seus amigos, semelhante às habilidades normalmente vistas em cachorros.

Leia mais: Qual a idade máxima de um gato?

Segundo um artigo de 2019, publicado na revista Scientific Reports, uma equipe de pesquisadores japoneses descobriu que os gatos conseguem identificar seus nomes no meio de uma série de palavras pronunciadas. Recentemente, novas pesquisas indicam que esse reconhecimento pode se estender aos outros companheiros felinos do gato doméstico.

Como foi feita a pesquisa?

Os pesquisadores testaram 48 gatos domésticos sobre os nomes dos outros bichanos com quem conviviam. Desses, vinte e nove dos gatos eram residentes de gatoscafés japoneses (lojas de café onde os clientes podem interagir com os gatinhos) enquanto os outros 19 vieram de lares privados que abrigavam três ou mais gatos cada.

Para cada um dos participantes, os pesquisadores reproduziram gravações de áudio do dono do gato chamando o nome de outro gato conhecido várias vezes seguidas. Após a quarta chamada, em um monitor de laptop, mostravam aos gatos participantes. Em dois dos quatro ensaios, a imagem mostrava o rosto do gato que o dono havia chamado, enquanto nos demais a imagem mostrava o rosto de um gato coabitante diferente daquele que o dono havia chamado.

Os resultados foram surpreendentes, visto que os gatos de lares privados muitas vezes olhavam para o monitor por mais tempo quando a imagem do felino diferente do que era chamado aparecia. Assim foi possível perceber que tinham suas expectativas quebradas e estavam tentando lidar com o fato de que os nomes e rostos de seus amigos não convergiam.

Por outro lado, os gatos de café não prestaram muita atenção ao monitor quando gatos diferentes do esperado apareciam. Isso porque são menos familiarizados com cada um dos outros bichanos do que os gatos domésticos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More