Quer plantar erva mate? Saiba como deve ser o cultivo em casa

Ótima para o ambiente interno e lugares mais frios e secos, a erva mate pode ser plantada em casa.

Planta de cultivo milenar, a erva mate é nativa da América do Sul, porém encontrada com mais facilidade na faixa subtropical mais ao sul.

No Brasil, ela se popularizou com os chás que agradam tanto ao brasileiro, ainda mais os sulistas, que bebem o chá mate como muitos bebem café.

Para quem está criando a sua hora em casa, é uma ótima opção. Se você tem pouco espaço e está utilizando a parte interna da casa, saiba que isso não é um problema!

Em primeiro lugar, aproveite as características próprias da erva mate e faça o seu plantio para uso próprio. Veja como!

Plantando erva mate em vaso

Antes de tudo, vai plantar erva mate? Anote o passo a passo de como plantar erva mate:

  • Primeiramente, plante a erva mate no vaso em um local de plena exposição ao sol. As janelas são perfeitas para esse cultivo;
  • Certifique-se que o solo seja rico, por exemplo, bem drenado e argiloso, para se reter a umidade;
  • Terra seca jamais! Esteja sempre de olho na umidade do solo. Regue a planta com regularidade, sempre que necessário e ela será feliz;
  • Por fim, pode a sua plantinha para que ela cresça saudável. Se as folhas crescerem muito e de maneira desordenada, limpe-a.

Fique atento e tenha paciência! A floração começa após anos de sua germinação. Logo, é uma planta para se pensar em um cultivo a longo prazo.

Conheça mais dessa planta centenária

O cultivo da erva mate no Brasil acontece desde o século XIX, o que a torna bem presente na história recente do país.

Para quem conhece pouco, aqui vão algumas características dessa planta.

Em cada fruto há 4 ou 5 pequenas sementes amarelas. Sendo assim, essas sementes são espalhadas por pássaros em um ambiente natural.

Se você moer essas sementes, a colheita que já é demorada torna-se ainda mais demorada, então nada de moer.

Por fim, as suas folhas grossas e de formato oval, compridas, são lindas e pode ser uma ótima opção de decoração para locais internos.

Como já mencionado, a janela é um ótimo ambiente para esse cultivo. Portanto, aproveite as entradas de sol na sua casa e deixe crescer!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More