Quer ver um fenômeno astronômico? Um asteroide passará pertinho da Terra
Se você gosta de assuntos astronômicos, não fique de fora do espetáculo que irá acontecer na passagem do asteroide 2023 BU próximo da Terra.
Fenômenos astronômicos não são tão comuns de acontecerem. Por isso, quando os cientistas publicam sobre essa possibilidade, é interessante que a gente fique atento para não perder nada. Recentemente, o Observatório Astronômico Bellatrix disse que o Projeto Telescópio Virtual, na Itália, transmitirá a passagem do asteroide 2023 BU próximo da Terra. Veja abaixo como acompanhar tudo.
Saiba tudo sobre o asteroide 2023 BU e como acompanhá-lo em tempo real
Conforme publicado por astrônomos, na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro, o asteroide 2023 BU passará próximo à Terra. O mesmo estudo revela que a distância é de cerca de três mil e seiscentos km.
Gennady Borisov, astrônomo amador e fabricante de telescópios, essa rocha espacial tem um diâmetro estimado entre 3,7 m a 8,2 m e viaja em cerca de 32.400 km/h. Essas informações foram descobertas no último sábado, dia 21 de janeiro.
Você tem noção do quanto isso é perto?
A propósito comparativo, os satélites, que acompanham a rotação do planeta, estão há 36 mil km de distância da superfície da Terra. Dessa forma, o asteroide estará apenas 10% da distância utilizada por essas espaçonaves.
The-Sky-Live revela que esses asteroides são monitorados de perto por observações de posição de alta pressão e mecânica celeste.
Foi confirmado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, que o asteroide não oferece nenhum tipo de risco para a Terra. Embora seu tamanho seja considerável, mesmo que ele atingisse o planeta, grande parte seria consumida pela atmosfera, liberando 9 mil toneladas de TNT.
Por que essa certeza de zero risco?
Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), em efeitos de comparação, há 10 anos, na Rússia, o asteroide Chelyabinsk atingiu a Terra e explodiu cerca de 440 mil toneladas de TNT, ou seja, o asteroide atual tem um valor muito menor.
A passagem do asteroide 2023 BU será transmitida em tempo real pelo Virtual Telescope Project.
Comentários estão fechados.