Quer viver mais? Descubra o café da manhã ideal, segundo expert
Especialista acompanha hábitos alimentares de sociedades com pessoas mais longevas.
O café da manhã é a primeira refeição do dia, considerada a mais importante, e pode até ser o segredo para viver mais. Ao menos, é o que garante o especialista Dan Buettner, que estuda pessoas centenárias.
O cientista especializado em longevidade descobriu que o café da manhã da Costa Rica apresenta alimentos que contribuem para uma maior longevidade.
Por isso, esse exemplo da Costa Rica se tornou fonte de inspiração para indicar um cardápio mais rico e adequado para quem deseja viver mais e melhor.
O que é ideal para comer no café da manhã?
Na comunidade de Nicoya, na Costa Rica, há um elevado número de moradores com idades acima de 100 anos.
Por lá, é bastante consumida uma receita chamada tortilha de milho, muito popular no país por ter cinzas de madeira no meio. Embora pareça estranho para nós, lá é algo normal e, pelo visto, que gera bons resultados.
Outro item obrigatório no café da manhã dos costarriquenhos é o arroz com feijão-preto. Isso mesmo! Eles se alimentam na primeira refeição do dia com o que comemos na hora do almoço.
Para complementar, ainda adotam a curcumina e a pimenta-malagueta, além de um café preto local.
Portanto, a refeição matinal deles fica completa e rica em vitaminas e proteínas, o que possibilita uma saúde melhor aos moradores.
O que também chama a atenção nessa dieta é o preço dos produtos, que são bem acessíveis por lá. Isso ajuda os costarriquenhos a manterem no cardápio da manhã um café reforçado.
Estudos sobre longevidade
Dan Buettner observa as características e o dia a dia de diversas comunidades pelo mundo, especialmente onde a expectativa de vida é mais alta. Assim, ele constata a alimentação como a principal aliada para isso.
Outros pesquisadores sugerem para prolongar a expectativa de vida a dieta planetária, composta por folhas verdes e legumes, ou a dieta do mediterrâneo, que contém azeite de oliva, ervas, especiarias, frutas, grãos integrais, legumes e nozes.
No Brasil, muitos pela manhã tomam apenas uma xícara de café preto e outros sequer se alimentam. Porém, estudos sempre mostraram que a refeição matinal é imprescindível para manter a saúde em dia.
Comentários estão fechados.