Questão de concurso da PM-BA sobre artista trans viraliza na web
Prova ganhou destaque online após citar a primeira cantora trans a ganhar um Grammy. Entenda.
Uma pergunta da área de atualidades presente no concurso da PM na Bahia questionava os candidatos algo inédito: quem havia sido a primeira artista trans a conquistar o Grammy? A questão bombou nas redes sociais, fazendo com que o assunto repercutisse bastante.
Questão de concurso da PM bomba na internet
O concurso para seleção de soldados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi realizado no dia 22 de janeiro. A prova deu o que falar por causa de uma questão relacionada à cantora trans Liniker.
O exame foi realizado, pela manhã, em Salvador e em outras 11 cidades da Bahia. A questão que repercutiu na internet era sobre Atualidades e perguntava aos candidatos se eles sabiam quem havia sito a primeira cantora trans a conseguir conquistar o Grammy Latino, uma das maiores honrarias da música.
Nas alternativas da questão, estavam os nomes de vários artistas, como Aretuza Lovi, Gloria Groove, Pabllo Vittar e Linn da Quebrada. A resposta certa estava na alternativa D, que citava Liniker. Ela conquistou o Grammy Latino em novembro de 2022 na categoria de “Melhor Álbum de MPB”.
No Twitter, a notícia sobre a questão da prova de concurso fez sucesso muito rapidamente. Várias pessoas parabenizaram os responsáveis devido à diversidade inclusa no concurso por meio da pergunta. Além disso, outras fizeram muitos elogios à cantora e a marcaram na publicação. Entretanto, um outro grupo de pessoas fez críticas à situação.
Sobre o concurso
As provas objetivas e discursivas do certame foram aplicadas em Salvador; Alagoinhas; Barreiras; Feira de Santana; Ilhéus; Irecê; Itaberaba; Itabuna; Juazeiro; Santo Antônio de Jesus; Serrinha e Vitória da Conquista.
Só na capital da Bahia foram disponibilizadas provas em 38 unidades educacionais situadas em 25 bairros diferentes. Algumas destas instituições que foram palco de aplicação dos exames foram o Luís Viana, em Brotas; prédios de instituições de ensino superior, como os pavilhões de aula da Ufba, em Ondina; e a Faculdade Baiana de Direito, no Costa Azul.
O exame do concurso para PM e Corpo de Bombeiros contava com 80 questões objetivas de múltipla escolha, que abordavam conhecimentos gerais e específicos. Também havia uma prova discursiva, voltada para a elaboração de um texto dissertativo.
Comentários estão fechados.