Questionamento decisivo em entrevistas de emprego pode garantir contratação imediata
Entenda como se preparar para uma entrevista de emprego e impressionar os empregadores com dicas valiosas de uma coach de carreira.
Natalie Fischer, ex-profissional de RH americana, trabalha hoje como coach de carreira. Ela ajuda candidatos a vagas de emprego a comunicarem e transmitirem seu valor e conquistarem cargos de alto nível.
Veja também: Jovem eleva salário em 40% com nova carreira aprendida no YouTube gratuitamente
A coach conseguiu aumentar seu salário em US$60.000 em uma única busca por emprego, e aqui ela traz algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego.
A importância de fazer perguntas relevantes durante uma entrevista de emprego
Se preparar para uma entrevista de emprego pode ser um desafio. Como coach de carreira, com um histórico de ajudar muitas pessoas a alcançarem salários altos, Natalie identificou um dos erros mais comuns que os candidatos cometem: não fazer perguntas relevantes.
“Muitas vezes, os candidatos ficam obcecados em dar as respostas certas. No entanto, você não quer ser aquele que fica sem reação quando o gerente de contratação pausa no final da entrevista e pergunta: ‘Você tem alguma pergunta para mim?’”
A coach conta que há uma pergunta em particular que ela sempre diz para as pessoas fazerem em entrevistas de emprego e algumas até afirmaram que isso as ajudou a receber uma oferta imediatamente: “Se o novo contratado pudesse realizar algo que te deixasse impressionado, o que seria?”
Segundo Natalie, essa pergunta demonstra que você é estratégico e pensa no futuro. Ao fazê-la, você mostra ao empregador em potencial que não se contenta em fazer apenas o mínimo necessário, mas que está disposto a ir além.
Além disso, essa pergunta transmite confiança suficiente para utilizar uma linguagem divertida e descontraída. Muitas pessoas evitam demonstrar personalidade durante uma entrevista, mas essa é uma oportunidade para se destacar.
Construindo um diálogo promissor e explorando oportunidades e metas durante a entrevista
Às vezes, o gerente de contratação pode não saber como responder a essa pergunta, o que abre espaço para discutir e imaginar o que poderia ser possível se você fosse contratado.
Por isso, a coach orienta aproveitar ao máximo essa oportunidade, pois normalmente o gerente de contratação irá sorrir, refletir por um momento, e compartilhar as metas atuais da empresa e como o candidato ideal se sairia (ou até mesmo como superaria as expectativas).
Ao responder, Natalie aconselha compartilhar experiências em que você atingiu metas semelhantes no passado. “Se você ainda não atingiu uma meta tão desafiadora, faça perguntas adicionais que demonstrem seu entusiasmo em alcançá-la, ou se alguém na equipe já alcançou essa meta e o que os tornou tão bem-sucedidos”, pontua.
Fique atento aos sinais, avalie a receptividade e expectativas durante a entrevista
Depois, a coach afirma para explicar por que você possui as habilidades necessárias e, lembre-se: fique atento aos sinais de alerta durante a entrevista. A reação do gerente de contratação também pode revelar muito sobre o ambiente de trabalho.
Se eles reagirem negativamente a essa pergunta, pode indicar que não estão abertos a um pensamento criativo por parte do candidato. “Isso pode significar um ambiente com poucas oportunidades de crescimento”, explica Natalie.
Nesse sentido, a coach destaca que se eles estabelecerem metas irrealistas, isso pode indicar um ambiente que exige demais dos funcionários ou que tem um equilíbrio precário entre trabalho e vida pessoal.
Por fim, Natalie alerta: lembre-se de que a análise não é feita apenas pelo empregador para determinar se você é adequado para o cargo. Você também precisa se perguntar: “Serei feliz nesta empresa?”.
Comentários estão fechados.