Receita Federal toma decisão animadora sobre trabalho home office
Segundo especialistas, a medida tomada pela Receita pode incentivar e melhorar o trabalho na modalidade home office no Brasil.
A modalidade de trabalho home office ainda é novidade no mundo empresarial, embora tenha se difundido bastante nos últimos anos.
Algumas companhias adotaram o modelo durante a pandemia, mas decidiram mantê-lo diante de vários pontos positivos que ele demonstrou ao longo do tempo.
Veja também: Saiba a real verdade sobre a vida de casais que trabalham juntos de home office
A boa notícia da vez vem da própria Receita Federal, que decidiu tomar uma iniciativa importante e que pode ajudar muitos trabalhadores que se adequaram e atuam em home office.
Agora, todas as despesas com internet e energia elétrica poderão ser declaradas para deduzir do imposto que cada pessoa paga.
Claro que apenas despesas relacionadas ao trabalho home office podem entrar nesse tipo de desconto tributário. Inclusive, é neste ponto que mora uma série de dúvidas sobre o assunto.
Falta de clareza
Por hora, ainda falta clareza sobre como apresentar e qual é a documentação necessária para comprovar os gastos. Afinal, o trabalhador terá de mostrar que a internet e que determinada parte da conta luz foi paga para manter sua fonte de renda.
Para as empresas comprovarem esse tipo de gasto não é nada fácil. Afinal, a própria Receita Federal estabelece a comprovação apenas dos tipos hábil e idônea.
O órgão ainda não comunicou quais seriam os documentos necessários para fazer a comprovação dos gastos citados aqui. Sendo assim, ainda é preciso esperar que os novos termos sejam esmiuçados e esclarecidos.
Vantagens do trabalho home office
Confira algumas das vantagens do trabalho home office que já foram comprovadas:
- Flexibilidade de horários: o trabalho remoto permite que os funcionários tenham mais flexibilidade em relação aos horários de trabalho;
- Economia de tempo e redução do estresse do deslocamento: ao trabalhar em casa, os funcionários eliminam o tempo gasto no deslocamento diário para o escritório;
- Maior produtividade: muitos estudos mostram que os funcionários em home office tendem a ser mais produtivos;
- Redução de custos para os funcionários: os funcionários que trabalham em casa podem economizar dinheiro em despesas relacionadas ao trabalho;
- Acesso a um talento mais amplo: o home office permite acessar um pool de talentos mais amplo;
- Redução dos custos operacionais: as empresas podem economizar em custos operacionais, como aluguel de espaço de escritório, contas de serviços públicos e suprimentos de escritório.
Comentários estão fechados.