Receita Federal permite consulta ao lote residual do IR

Órgão abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física.

O lote residual de restituição do Imposto de Renda (IR) é um pagamento feito pela Receita Federal aos contribuintes que fizeram a declaração e têm valores a receber, mas não foram contemplados nos primeiros lotes. Eles são compostos por restituições que ficaram retidas na malha fina, por algum motivo, contudo foram liberadas após a correção das pendências.

Valores a receber no lote residual

Quando isso acontece, a Receita Federal inclui esses valores em lotes extras de restituição, que são pagos aos contribuintes. Nesta sexta-feira, 17, a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física. Acessar é muito simples! Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo do órgão para tablets e celulares.

É importante lembrar que o pagamento será feito em 28 de fevereiro e na conta informada na declaração. Ao todo, 179.065 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, 4.256 têm mais de 80 anos; 30.651 têm entre 60 e 79 anos; 2.977 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e 10.146 têm o magistério como principal fonte de renda.

Alerta importante

Se a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para isso, basta agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a sua restituição depois de um ano, é preciso requerer o valor no Portal e-CAC.

  • Entre na página;
  • Acesse o menu “Declarações e Demonstrativos”;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Em seguida, clique no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.