MEC financia projeto para investigar a origem do ouro comercializado e combater o garimpo ilegal

Os cientistas descobriram uma forma de reconhecer a ‘assinatura digital’ do ouro e mapear o garimpo ilegal.

O garimpo ilegal se tornou um dos grandes problemas ambientais no Brasil, pelo seu potencial destrutivo dos biomas brasileiros, além de impactos sociais. Por isso, muitos estudos e pesquisas são feitas no sentido de combater essa prática. Por exemplo, há o ‘Gold Rush’ que é um programa de reconhecimento da origem do ouro para mapear garimpo ilegal. Entenda mais neste artigo.

Conheça o projeto ‘Gold Rush’, que combate garimpo ilegal

O ‘Gold Rush’ tem como idealizadores pesquisadores e professores do curso de geologia da Universidade de Brasília (UnB). A projeto consiste na aplicação de ferramentas geoquímicas e isotópicas para conseguir reconhecer a origem do ouro que se comercializa no Brasil. Assim, o objetivo é reconhecer e mapear o contrabando.

Para isso, é preciso encontrar aquilo que os pesquisadores chamam de “assinatura digital” do ouro, capaz de dizer de onde se extraiu o metal. Isso exige que haja a colheita de amostras de locais de mineração, o que os pesquisadores já fizeram no Mato Grosso e também no Amapá. Em seguida, eles deverão ir ao território Yanomami, em Roraima.

Por conta do potencial do programa, o projeto se destacou e conseguiu o financiamento do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, o MEC.

O investimento virá pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Capes. Por meio do financiamento, será possível prosseguir com a colheita de amostras.

Colheita de amostras no território Yanomami

Pelo cronograma do projeto, logo depois da colheita de amostras no Mato Grosso e no Amapá, o objetivo era colher amostras no Pará.

No entanto, a urgência humanitária no território Yanomami fez com que as diretrizes mudassem e os pesquisadores partissem para Roraima. Essa decisão surge após conversa com agentes da Polícia Federal.

Logo, o objetivo do grupo agora é contribuir com a investigação do mapa do ouro ilegal no Brasil que vem da terra Yanomami. Esse território foi notícia internacional devido à catástrofe humanitária por consequência da ação ilegal de garimpeiros.

Acredita-se que a ajuda do grupo será fundamental para reconhecer a ação de criminosos naquela região.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.