Registrado primeiro caso de fungo de plantas que infecta seres humanos
História parece que saiu diretamente de um episódio da série 'The Last Of Us', mas é vida real.
Quando um fungo consegue infectar e se alastrar em uma planta, as consequências podem ser fatais. Caso a doença não seja tratada logo, há o risco de perder uma boa parte saudável da planta ou mesmo ela inteira. Mas, seria possível que o fungo de uma planta possa causar algo em um ser humano?
Aconteceu com um micologista indiano de 61 anos. Ele teria desenvolvido a doença “folha de prata” na garganta. Esta seria a primeira vez que o patógeno consegue infectar um ser humano.
Não é The Last Of Us: fungo de plantas infecta ser humano na Índia
O caso foi publicado na revista científica Medical Mycology Case Reports. No artigo, relata-se que o paciente apresentou sintomas como tosse, voz rouca, fadiga e dificuldade para engolir.
Uma tomografia do pescoço mostrou que havia um abscesso com pus na região da traqueia. Ao fazerem exames de laboratório, não encontraram nenhuma bactéria preocupante, mas um exame que usou coloração especial mostrou longos filamentos semelhantes a hifas de fungos no local.
Acredita-se que o homem tenha se infectado no trabalho. Ele é um micologista e estava fazendo pesquisa com materiais em decomposição e outros fungos vegetais. A hipótese é que tenha sido exposto a estas substâncias por tempo prologado e, provavelmente, sem material de segurança adequado.
Ele ficou em tratamento contínuo por 60 dias. Além disso, foi acompanhado periodicamente por dois anos para avaliação de infecções novas ou recidivas.
Agora falando sério, infecções fúngicas são mais comuns do que se pensa
Doenças fúngicas são muito comuns entre os seres humanos. Claro que não há nenhuma como em The Last Of Us, mas elas têm muita ocorrência.
Micose, pé de atleta e candidíase são alguns dos exemplos de infecções fúngicas que acometem seres humanos o tempo todo – principalmente quando o sistema imunológico é um pouco debilitado.
Em alguns casos, os fungos podem se fixar em locais internos, onde podem causar doenças mais sérias, como uma pneumonia fúngica.
Entretanto, é bom frisar que há tratamento. Micoses e afins são facilmente tratadas com pomadas e ocorrências de doença fúngica interna podem ser extirpadas com medicamentos.
Comentários estão fechados.