Regra dos 5 segundos: comida no chão não se contamina em pouco tempo?

Quem nunca ouviu que pegar o alimento em segundos não faz mal? Historiadores mostram que esse entendimento surgiu no século XIII e que há certo sentido nele.

O que você faz quando uma comida acidentalmente cai no chão? Pega rapidamente para comer novamente ou descarta? Os que realizam a primeira ação são aqueles que acham que o tempo que a comida passa ali importa para a contaminação. Para explicar melhor se essa é a verdade, trouxemos a real história da regra dos cinco segundos!

Leia Mais: Quais doenças seu filho pode pegar através de alimentos contaminados?

O tempo que uma comida passa no chão importa?

Diversos cientistas ao longo do tempo se debruçaram sobre a contaminação alimentar. Foi por meio dessas pesquisas que se tornou possível chegar a algumas conclusões, embora os resultados costumem variar bastante.

No geral, o tempo que uma comida passa no chão realmente importa. Desse modo, quando se pega imediatamente após a queda, ela estará mais limpa do que estaria que você demorasse mais para isso, entretanto é necessário se atentar ao fator limpeza do ambiente em que o alimento caiu.

Apontamos isso porque há ambientes que são inteiramente insalubres, de modo que o contato imediato com o chão resultará em uma contaminação instantânea. Nesses casos, é importante destacar que a sujeira nos alimentos pode implicar no surgimento de diversas doenças e até mesmo conduzir o indivíduo ao óbito.

Por isso sempre prefira comer ingredientes que passaram pelo processo completo de higienização, assim você evita se contaminar e irá aproveitar totalmente os sabores da comida sem que haja culpa ou dúvidas.

De onde surgiu a regra dos 5 segundos?

Se engana quem acha que esse entendimento de pegar a comida do chão rapidamente é recente. Na verdade, os autores do livro “Did You Just Eat That?” – que em português significa “Você acabou de comer isso?” – mostram que essa é uma tradição do século XIII.

Segundo os escritores Paul Dawson e Brian Sheldon, os primeiros registros dessa crença data do tempo do líder Mongol Genghis Khan. No caso, o rei costumava dar grandes banquetes no século XIII e afirmava que, se uma comida caísse no chão, era necessário pegar rapidamente para não se contaminar.

De lá para cá, vimos que o entendimento não mudou muito e que as pessoas ainda afirmam que a regra dos cinco segundos é verdadeira, no entanto vale sempre ter em mente que a comida limpa e no prato será sempre mais saudável e saborosa de comer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.