Inep divulga material com normas de conduta para Enem, Enade e Encceja

O candidato deve chegar com antecedência no local de prova e agir de forma preventiva. Quem descumprir as regras de segurança será eliminado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou orientações para exames. O documento “Orientações gerais de prevenção à Covid-19” é destinado a candidatos. Mais especificamente, ele fala sobre regras para os dias das provas do Enem 2021, Encceja e Enade.

Leia também: Inscrições para o Enade devem ser feitas até dia 8 de agosto

O material tem como objetivo a orientação dos participantes sobre as condutas a serem tomadas. As regras falam do período anterior às avaliações e também ao dia da aplicação. A cartilha aborda temas como uso de máscaras, higiene e como proceder em diversas situações.

Prevenção contra Covid-19

A prevenção contra a Covid-19 está abordada no documento. Nele, os candidatos são orientados sobre como agir para evitar o contágio e a transmissão. 

Além disso, ficam cientes dos objetos que podem levar no dia da prova. A higienização das mãos e o uso correto de máscaras de proteção fazem parte das orientações.

Sintomas da doença

No caso de o candidato apresentar sintomas ou diagnóstico da doença o Inep adverte sobre o que fazer. É recomendado que a pessoa não participe da prova e solicite a reaplicação. Isso vale ainda que os sintomas ocorram na semana anterior.

Para solicitar a reaplicação do exame, é preciso acessar a Página do Participante. Serão exigidos documentos que comprovem a condição de saúde. Depois, o pedido segue para análise junto ao Inep.

Uso correto de máscaras

Sobre o uso de máscaras, a cartilha adverte o uso de máscaras específicas para o dia da avaliação. Além de fundamental, será obrigatório o uso da máscara. Ela deve proteger corretamente a boca e o nariz do usuário.

Outra orientação é sobre a aquisição de máscaras reservas. O uso será obrigatório já no momento da entrada e na permanência no local de prova. Apenas candidatos com espectro autista terão flexibilização do uso da máscara. 

Objetos permitidos aos candidatos

Para os dias de prova, o participante poderá levar:

– Frasco de álcool gel (o produto também será disponibilizado nos locais);

– Luvas transparentes ou semitransparentes durante a prova;

– Materiais para realização da prova (consultar editais).

Além disso, o Inep ressalta que todos os utensílios serão fiscalizados pelos responsáveis. Fica recomendado levar a própria garrafa de água.

Dia de aplicação

O candidato deve chegar com antecedência no local de prova e agir de forma preventiva. Os participantes deverão manter o distanciamento social e respeitar os cartazes de orientação.

Proteção a mais

O Inep ressalta que as provas estarão em plásticos de proteção, sem contato humano por três meses antes da aplicação. Antes de distribuir os materiais, o fiscal fará a higienização das mãos com álcool. 

Para tirar dúvidas, será necessário levantar as mãos e aguardar. Em caso de quebra das normas de segurança, o participante será eliminado automaticamente do processo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.