A ligação entre depressão e desorganização e o guia de 6 passos para se livrar da bagunça
Existe uma ligação entre depressão e desorganização e ela é mais forte do que se pensa.
Encontrar um ambiente limpo e arrumado faz com que sensações boas tomem conta da gente. Em contrapartida, agonia, insegurança e estresse é o que sentimos ao darmos de cara com a bagunça. Inclusive, pessoas que sofrem com depressão são mais propensas a viver em espaços desorganizados por uma razão. Confira agora como se dá a relação entre depressão e desorganização e como revertê-la.
Depressão e desorganização
Segundo pesquisas, as pessoas prejudicadas por doenças psiquiátricas estão mais vulneráveis à desorganização. Um grande exemplo é a depressão, condição em que suas vítimas tornam-se apáticas em relação ao ambiente em que vivem. Isto é, elas ficam indispostas para colocar as coisas em ordem, deixando a bagunça tomar conta de tudo e o caos se instaurar.
Devido a isso, um tratamento se torna necessário para vencer essa condição. Uma ótima alternativa é estimular no paciente a mudança interna para surtir efeito no externo, evitando, assim, o uso de medicamentos. Isto é, instruir o indivíduo a arrumar o ambiente diante de técnicas específicas é necessário. Nesse sentido, alguns profissionais e até pacientes desenvolvem métodos de arrumação que são eficazes nessa batalha. Portanto, confira agora 6 dicas para driblar a desorganização:
1. Comece pelo mais fácil
Realizar atividades mais fáceis, como simplesmente levantar da cama – por mais difícil que seja – e cuidar da higiene pessoal logo cedo é o principal ponto de partida.
2. Atente-se aos riscos
Contudo, não se esqueça de prestar atenção por onde anda em meio à bagunça. Devido à desorganização, o risco de acidente é alto, portanto fique atento.
3. Recolha o lixo do ambiente
Chegou a hora de pôr a mão na massa. Trabalhe por etapas, separe o que deve ser descartado em categorias diferentes. Assim, o trabalho será mais tranquilo.
4. Transforme em diversão
Bom, pensar que isso é uma simples brincadeira é um bom incentivo. Logo, não encare como uma obrigação e faça com leveza.
5. Faça tudo no seu tempo
Não se cobre. Leve o tempo que for necessário, faça com calma e não se desespere.
6. Torne isso um hábito
Agora, isso deverá fazer parte da sua rotina. A cada dia que passar, você verá a diferença e os efeitos positivos que isso traz.
Comentários estão fechados.