Relação tóxica de crianças com redes sociais: quatro sinais a observar
As redes sociais podem desenvolver um lado sombrio em todos nós. Os mais suscetíveis a serem tomados pela toxidade virtual, certamente, são os mais novos.
De fato, as redes sociais têm desempenhado um papel significativo na interação social, permitindo que as pessoas se conectem e se comuniquem instantaneamente em todo o mundo.
Entre tantas novidades que vão surgindo de forma muito rápida, é importante reconhecer que o mau uso dessas plataformas pode ter impactos negativos na saúde mental, especialmente entre os jovens, o que tem levantado preocupações entre os pais.
O secretário de saúde dos Estados Unidos e a Associação Americana de Psicologia emitiram avisos e diretrizes para conscientizar os pais sobre os perigos potenciais das redes sociais.
Eles destacam que o uso excessivo e descontrolado das mídias sociais pode levar a problemas como ansiedade, depressão, baixa autoestima, cyberbullying e até mesmo vício em tecnologia.
Existem 3 sinais para que possamos estar atentos.
3 sinais de que seus filhos estão sendo tomados pela toxidade virtual
Se você se preocupa com seus filhos, ter atenção a alguns comportamentos é fundamental. Confira abaixo alguns deles, principalmente quando o assunto é toxidade virtual.
1. É um sofrimento quando eles precisam ficar longe da internet
A sensação de ansiedade ou desconforto ao se desconectar da internet pode ser um sinal de dependência tecnológica, na qual os adolescentes se tornam excessivamente envolvidos com o mundo virtual.
Isso pode dificultar a capacidade de lidar com o mundo real, estabelecer relacionamentos saudáveis e encontrar equilíbrio em suas vidas.
2. Eles deixam de dormir para ficar conectados
A exposição à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, antes de dormir pode afetar negativamente o ritmo circadiano, que é o ciclo natural de sono-vigília do corpo.
A luz azul suprime a produção de melatonina, um hormônio responsável por regular o sono, fazendo com que o cérebro fique mais alerta e dificultando o processo de adormecer.
3. Não fazem outra atividade e preferem ficar somente na internet
O tempo excessivo gasto nas redes sociais pode levar a um estilo de vida sedentário, no qual as pessoas não se engajam em atividades físicas e exercícios regulares.
A falta de movimento e estímulo físico pode ter consequências negativas para a saúde.
Comentários estão fechados.