O que é cyberbullying?

O Cyberbullying é um crime virtual, muito semelhante ao próprio bullying. Conheça as consequências e os dados sobre essa violência online.

0

O cyberbullying é a violência praticada através da internet ou por meio de outras tecnologias, ou seja, utilizar o espaço virtual para intimidar alguma pessoa, com insultos e ataques online.

O termo foi originado da junção entre a palavra “cyber ” (originado do inglês define as comunicações virtuais através das mídias digitais) e “bullying” (significa humilhar ou intimidar uma pessoa).

O cyberbullying, além de ser considerado crime, pode causar diversas consequências às pessoas agredidas. Geralmente estre crime é praticado por adolescentes, mas também existe uma frequência entre os adultos.

Consequências do cyberbullying 

O cyberbullying pode causar consequências às pessoas agredidas. Os sintomas estão relacionados aos que sofreram bullying. Estas são:

  • Transtornos alimentares;
  • Transtornos de ansiedade;
  • falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Desejo de morte;
  • depressão;
  • Irritabilidade;
  • Distúrbios de sono;
  • Problemas de estômago.

Existem casos que são tão extremos que a vítima pode cometer suicídio.

Dados sobre cyberbullying

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, afirma que o Brasil é o segundo país com maior incidência de cyberbullying do mundo. Aproximadamente 30% dos pais ou responsáveis afirmaram que conheciam pelo menos um caso em que o filho foi vítima de bullying. Em primeiro lugar, ficou a Índia, com 35%. Ambos os países superaram a média global, que é de 17%.

De 20.793 pessoas entrevistadas, de 28 países, somente 11% afirmaram não saber de casos que os filhos tenham passado.

Ainda segundo a pesquisa, 65% dos casos de cyberbullying são praticados através de mídias digitais e 45% através dos smartphones. Além disso, a pesquisa chegou a conclusão de que as políticas de preservação ao crime não são suficientes, já que 25% dos pais nunca tinham ouvido falar no tipo de violência.

Cyberbullying, o filmeFilme Cyberbullying

O filme Cyberbullying (Bullying Virtual) é um filme que retrata a história de uma garota que foi vítima de bullying  através de uma rede social. O filme foi lançado em 2011 nos Estados Unidos e em 2012 no Brasil.

Veja também: Origem do mal – O que são e como surgem as fake news

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.