Relacionamento “firedooring”: um novo termo para uma dinâmica que causa sofrimento há anos

Confira o significado do relacionamento “firedooring” e aprenda a evitar uma relação prejudicial que revela um problema antigo para a saúde emocional

Novos termos sempre surgem para explicar o comportamento das pessoas em relacionamentos. No entanto, algumas dinâmicas amorosas são antigas, como o relacionamento “firedooring”, um sofrimento que já foi vivido por inúmeras pessoas ao longo dos anos.

É um tipo de relação que desequilibra a dinâmica do casal e cria um ambiente tóxico para um dos parceiros. A consequência é extremamente prejudicial e pode acarretar em questionamentos constantes, ansiedade e baixa autoestima.

Se você ainda não passou por essa experiência, fique atento e aprenda a desenvolver mecanismos de defesa, para que não entre em uma relação prejudicial.  

Leia aqui o que significa o relacionamento “firedooring”, os principais sinais e como evitar esse tipo de relação amorosa.

O que é relacionamento “firedooring”?

O novo termo para relações amorosas reflete uma união na qual o casal não age da mesma forma. Ou seja, é uma relação unilateral e desequilibrada.

Nessa realidade complicada, um dos parceiros está sempre apto a contribuir com o relacionamento, oferecendo atenção e investindo na relação. Enquanto isso, o outro parceiro só aparece quando sente desejo ou necessidade.

O parceiro que controla a relação cria um cenário de incerteza constante, impossibilitando o desenvolvimento de sentimentos. Ele também não aceita conversas sérias e não faz planos para o futuro da relação.

Sob o mesmo ponto de vista, é possível compreender o significado das palavras que dão origem ao termo. Ele é uma junção de duas palavras em inglês: “fire” e “door”, traduzindo para o português temos as palavras: fogo e porta. As palavras representam uma saída de emergência que abre apenas para um dos lados. Assim, fica mais fácil de entender a falta de responsabilidade afetiva e pouca reciprocidade do relacionamento “firedooring”.

Principais sinais do “firedooring”

Apesar de ser um termo recente, sabemos que a experiência amorosa unilateral do “firedooring” é um problema antigo na vida das pessoas. Por isso, separamos os principais sinais desse tipo de relação para que você possa estar preparado.

  • Presença   e envolvimento seletivos
  • Falta de planejamento para o futuro
  • Falta de reciprocidade
  • Pouca demonstração de afeto
  • Comunicação limitada

Em resumo, o relacionamento “firedooring” é uma relação tóxica e instável que pode trazer frustração, dúvidas, baixa autoestima e um amplo sentimento de rejeição.  

Dessa forma, reconhecer que está vivenciando o “firedooring” é o primeiro passo para conseguir criar mecanismos de defesa para se libertar de um relacionamento prejudicial que sempre esteve presente na vida das pessoas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.