Quais são os 3 principais estilos de apego em um relacionamento?
Venha conhecer os estilos de apego em um relacionamento e identifique qual é o seu.
A palavra apego conceitualmente significa ter afeição ou simpatia por alguém. A forma como a pessoa vai moldar o seu estilo de apego vai depender das relações afetuosas que teve ao longo da vida. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a Teoria do Apego e citar os principais estilos de apego em um relacionamento.
Leia mais: Lobos realmente podem se apegar a humanos como cães
Quais são os 3 principais estilos de apego em um relacionamento?
A teoria do apego foi desenvolvida pela psicológica Mary Ainsworth e pelo psiquiatra John Bowlby, com o objetivo de discutir esse assunto que não é muito abordado durante a vida.
É de suma importância analisarmos os nossos padrões de relacionamento, para saber se aquela atitude é saudável ou não – tanto para você, quanto para o seu parceiro.
Segundo essa teoria, o tipo de apego de cada um é definido durante a sua vida, baseado em suas relações afetuosas – principalmente durante a infância. Existem 3 tipos de apego, sendo estes o estilo de apego ansioso, estilo de fixação evitador e estilo de fixação seguro.
Confira abaixo como é caracterizado cada estilo e identifique em qual deles você se enquadra:
1. Estilo de apego ansioso
Esse estilo de apego tem relação com o medo / preocupação da retribuição da outra pessoa do relacionamento em relação à disponibilidade. Pessoas ansiosamente apegadas costumam possuir uma sensação de indignidade. Entretanto, se esforçam pela autoaceitação, ligando a sua aprovação aos seus relacionamentos.
2. Estilo de fixação evitador
Caracterizadas por serem distantes e fechadas, pessoas com estilo de fixação evitador tendem a evitar interações, relações próximas e intimidade. Eles gostam de manter uma sensação de independência e invulnerabilidade.
3. Estilo de fixação seguro
Nesse terceiro estilo de apego, as pessoas tendem a cuidar da sua autoestima e querem ser elas mesmas em seus relacionamentos. Elas criam expectativas em relação ao apoio e conforto com os seus parceiros. Devido a isso, possuem diversas características positivas, como: saber regular emoções e sentimentos, lutar para confiar nos outros, se sentir confortável consigo mesmo e saber refletir e analisar a sua situação em um relacionamento.
Comentários estão fechados.