Relatório aponta que os brasileiros estão importando menos produtos da China
De acordo com o levantamento, o principal motivo é o medo de ser taxado em valores astronômicos, depois das recentes polêmicas envolvendo o assunto.
O Brasil é um dos países que mais consome produtos do mercado chinês. praticando preços mais acessíveis que os visto no Brasil, empresas como AliExpress, Shein e Shopee são alguns exemplos de destino de compra populares para os consumidores brasileiros.
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Entretanto, os brasileiros reduziram o volume de compras no exterior depois de toda a polêmica envolvendo as importações, com medo de terem suas remessas barradas devido à fiscalização.
Números do Santander apontam redução de importação de itens de pequeno valor
Um relatório conduzido pelo Santander mostra que as importações de pequeno valor mediante encomendas internacionais totalizaram US$ 701 milhões em abril deste ano. É uma queda de 20% se comparado com os números do mesmo período em 2022.
Para se orientar, o levantamento do banco usou como base os dados da balança comercial brasileira, divulgados na sexta-feira pelo Banco Central.
Os analistas do Santander atribuíram os dados divulgados a uma preocupação dos consumidores com uma possível tributação dos itens para compras fora do Brasil. O ambiente macroeconômico vivido no país também foi citado.
Por outro lado, foi apontado também que a diminuição das exportações é uma notícia positiva para o mercado nacional, visto que os consumidores podem procurar seus itens por aqui.
Enquanto as notícias circulam, ações de algumas varejistas do Brasil crescem. Um exemplo disso são os papéis da Renner, que tiveram um aumento de preço considerável no Ibovespa.
Vale dizer que não há nenhum dado oficial que indique uma real queda nas vendas e operações financeiras de empresas como Shein, AliExpress, entre outras. O ranking das importações de pequeno valor é utilizado apenas como um termômetro da situação atual.
Aproximação da Shein com o Brasil
A Shein, uma das lojas internacionais mais famosas no Brasil, decidiu abrir lojas físicas no país. Para testar o mercado, a marca lançou algumas das chamadas lojas pop-up, que funcionam temporariamente durante 2022.
Em São Paulo, a loja da marca chinesa ficou aberta por cinco dias de novembro no Shopping Vila Olímpia. O mesmo ocorreu em março do mesmo ano, só que desta vez em uma área de comércio no Rio de Janeiro.
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