Relíquia de 3 mil anos: arqueólogos descobrem múmia em Lima, Peru
Você gosta de assuntos relacionados à história? Se sim, vai gostar de saber como arqueólogos peruanos descobriram uma múmia de aproximadamente 3 mil anos na capital peruana.
A cada dia que passa, novas descobertas são realizadas, surpreendendo a todos. Recentemente, foi divulgado que arqueólogos peruanos encontraram uma múmia que foi estimada com idade de 3 mil anos.
O achado arqueológico foi feito em Lima, capital do Peru. Essa foi a revelação mais recente relacionada aos tempos pré-hispânicos na região.
Como se deu a descoberta?
Segundo fontes ligadas à imprensa peruana, tudo se iniciou através de um grupo de estudantes da Universidade de San Marcos que, juntamente com alguns pesquisadores, realizaram uma escavação despretensiosa.
A princípio, foram encontrados apenas restos de cabelo e um crânio. A fim de descobrir mais coisas, as escavações foram prosseguidas até que o restante da múmia veio à tona.
Conforme relatou um arqueólogo que participou das escavações, algumas suposições foram feitas, entre elas que a múmia pertencia à cultura manchay, que foi desenvolvida nos vales de Lima nos anos de 1.500 a 1.000 a.C.
Essa cultura também ficou muito conhecida graças aos templos construídos em forma de U e que apontavam para o nascer do sol.
Para o mesmo arqueólogo, o corpo mumificado foi para no local onde foi achado lá através de uma oferta de sacrifício durante a última fase de construção de um templo nos arredores.
Outros itens foram desenterrados junto com a múmia. Entre eles, destacam-se grãos de milho, folhas de coca e sementes. Para os responsáveis pelo achado, esses itens fizeram parte da oferenda citada.
Outros testes estão sendo feitos na múmia para estabelecer outras informações, como a idade da pessoa mumificada e o seu gênero.
Comentários estão fechados.