Liberado no Brasil remédio que pode diminuir 17% do peso de pessoas com obesidade
Recentemente, a Anvisa autorizou o uso de um fármaco que pode ajudar a reduzir 17% do peso das pessoas. Fique por dentro dessa novidade e leia mais.
O fármaco utilizado no tratamento da diabetes foi autorizado pela Anvisa para ser usado em pessoas que têm obesidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o produto nesta segunda-feira, 2. O remédio, capaz de reduzir o peso das pessoas, já foi liberado no Brasil.
Conheça o remédio capaz de reduzir 17% do peso: Fármaco Semaglutida
Esse é o nome do remédio que foi liberado pela Anvisa. O fármaco Semaglutida tem 2,4 mg e é indicado para indivíduos que têm sobrepeso e comorbidades.
O Wegovy, da farmacêutica Novo Nordisk, era autorizado apenas para o tratamento de pessoas que eram acometidas com a diabetes tipo 2. Apesar de a dosagem ser de 1 mg, ficou constatado que os testes apontaram a redução do peso corporal em até 17% em 68 semanas.
Segundo a farmacêutica, o tratamento é feito com injeções semanais e colaborou para a redução de 20% do peso corporal em uma a cada três pessoas. 83,5% dos pacientes apresentaram diminuição no peso, igual ou superior a 5%.
Os efeitos colaterais são: alterações gastrointestinais, como náuseas, diarreia, vômitos, constipação e dores abdominais.
O fármaco pertence a uma classe de remédios que está dentro da aposta dos cientistas. Para eles, o medicamento pode se tornar uma arma muito poderosa no combate à obesidade.
Substâncias do medicamento
As substâncias agem nos receptores de hormônios desenvolvidos pelo intestino, como o GLP-1. Ele está conectado ao controle do apetite e à redução do ritmo de esvaziamento do estômago, fazendo com que você fique com a sensação de saciedade por mais tempo.
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora norte-americana, aprovou, no ano de 2021, o tratamento para indivíduos que tivessem obesidade ou sobrepeso e que possuíssem pelo menos algum tipo de comorbidade.
Alguns países, como os Estados Unidos e Japão, já permitiram que fosse feito o uso do fármaco, com uma dosagem que favorece o emagrecimento. Apesar de o remédio ter sido aprovado, ainda não existe uma data para o lançamento do medicamento no Brasil.
É preciso que tudo esteja regularizado para que isso aconteça. Além disso, outros trâmites, como o preço do medicamento, tem que ser definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
Comentários estão fechados.