Nova ferramenta gratuita restaura fotos antigas em segundos
Cores e detalhes do rosto podem ser aprimorados por meio de aplicativo.
A tecnologia pode te ajudar em diversas tarefas e demandas atualmente e uma das suas vantagens mais recentes é a possibilidade de restaurar fotos antigas. Desenvolvida por pesquisadores chineses, uma ferramenta criada com o auxílio da inteligência artificial consegue recuperar fotos prejudicadas pela ação do tempo. Esse é um excelente mecanismo para manter vivas e materializadas algumas memórias!
Acompanhe a leitura do artigo e conheça mais sobre a ferramenta.
Leia mais: Saiba como enviar fotos sem que elas percam a qualidade
Como funciona
Todo mundo tem fotos antigas em casa, muitas delas danificadas, com manchas ou em baixa resolução. Como a recuperação física das imagens é difícil e cara, muitas pessoas acabaram perdendo algumas memórias. No entanto, agora é possível utilizar uma ferramenta online para deixar a foto novinha. Desenvolvida pela empresa Tencent, na China, a plataforma chamada de GFP-GAN, Generative Facial Prior-Generative Adversarial Network, é capaz de corrigir falhas nas imagens sem alterar a foto original.
O software busca retirar das fotos as marcas de dobradura, destacar detalhes pouco visíveis ou confusos e destacar as cores das imagens, inclusive transformando fotos preto e branco em imagens coloridas. O método com base na tecnologia de inteligência artificial StyleGAN-2, se baseia em um sistema de probabilidade.
Se outras ferramentas acrescem elementos à imagem que as tornam artificiais, a plataforma GFP-GAN busca manter a naturalidade das fotos. Para tanto, não adiciona novas informações nas fotos e busca apenas limpar o cenário. Caso seja necessário preencher algum espaço na foto, os elementos são colhidos por meio de um banco de dados. Inclusive, para melhorar aspectos do rosto, como boca, nariz e olhos.
O aplicativo é válido tanto para fotografias antigas em baixa resolução quanto para imagens digitais. Como as fotos de câmera podem apresentar danos ou serem corrompidas no momento de captura, a ferramenta também atua com êxito na recuperação dessas imagens.
Ferramenta gratuita
Para utilizar o aplicativo não é necessário nenhum pagamento. A versão de demonstração está disponível para todos na página da GFP-GAN ou pelo download gratuito no site GitHub. O aplicativo é um software de código aberto, ou seja, pode ser baixado e utilizado por qualquer pessoa. Assim, a intenção dos criadores é permitir que o algoritmo seja utilizado para tarefas personalizadas que possam ser integradas a um novo software.
A estimativa dos pesquisadores é o lançamento de um modelo mais avançado do aplicativo em poucas semanas. Entre as melhorias listadas, estão o aperfeiçoamento do reconhecimento facial, identificação de elementos com baixa resolução na foto e preenchimento de espaços mais aprimorados.
Comentários estão fechados.