Restituição do IR 2023: a data que você precisa conhecer para ter o dinheiro na sua conta!

Se está ansioso pela restituição, fique tranquilo! O dinheiro do 1° lote será liberado ainda no mês de maio. Confira e esteja atento!

A declaração do Imposto de Renda 2023 começou no dia 15 de março, há quase 1 mês, e os contribuintes estão ansiosos para saber qual será o dia do pagamento. O valor da restituição é referente aos impostos pagos por brasileiros, com base nos gastos dedutíveis apresentados no ato da declaração. Neste ano, o valor mínimo para declarar foi alterado.

Imposto de Renda 2023

Os gastos dedutíveis citados anteriormente são referentes a saúde, previdência, educação, gastos com dependentes e outros impostos. Neste ano, precisa declarar esses impostos quem recebe o valor de R$ 28.889,70 por ano ou R$ 2.407,47 por mês.

O valor é repassado por meio de lotes mediante a escolha da Receita Federal, e a restituição desse ano será feita com base nos ganhos efetivos ainda de 2022. Podem ficar tranquilos, pois os lotes têm data marcada para sair!

Os contribuintes, como de costume, precisam declarar a conta bancária para que o dinheiro seja repassado. Ainda no mês de maio, o primeiro lote vai presentear muitos brasileiros com o repasse, que começará no dia 31 de maio. Também, será o fim da entrega de declarações para este ano.

Com início no último dia do mês de maio, o término do calendário de repasses está marcado para setembro deste ano. Confira o calendário e se programe!

Calendário da restituição 2023

Os lotes, anualmente, são divididos em cinco. Quem declara no primeiro mês tem maior chance de receber o repasse ainda nos primeiros lotes. Para este ano, essas são as datas da Receita Federal:

  • 1º lote: 31/05;
  • 2º lote: 30/06;
  • 3º lote: 30/07;
  • 4º lote: 31/08;
  • 5º lote: 29/09.

Neste ano, a novidade é para quem declarar o PIX na restituição, que contará com o repasse prioritário do valor. A função está disponível para quem for usar a declaração pré-preenchida. Como dito, os contribuintes que declararem o quanto antes terão acesso ao valor de forma mais rápida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.