Retratos de imperadores feitos por IA geram polêmica
Um usuário do Twitter compartilhou retratos de líderes históricos feitos por uma inteligência artificial. Os resultados geraram discussão.
A inteligência artificial (IA) vem chamando cada vez mais a atenção das pessoas. Recentemente, um usuário do Twitter utilizou um programa desse tipo para elaborar retratos de imperadores históricos, o que gerou bastante discussão entre os usuários da rede social.
Provavelmente todos já ouviram falar sobre os grandes governantes históricos, sendo que alguns chegaram até mesmo a ver pinturas desses líderes em livros escolares, por exemplo, ou até mesmo esculturas em algum lugar histórico.
Entretanto, o que o usuário do Twitter fez foi um pouco diferente. Com a ajuda da inteligência artificial, foram feitos retratos de como seriam esses governantes caso pertencessem à diferentes dinastias. As imagens viralizaram na rede social, sendo que ele incluiu 21 imperadores, como Bindusara, Prithviraj Chauhan, Ashoka, Chhatrapati Shivaji, Ranjit Singh, Shah Jahan e Sikandar Lodi.
Mas a reação dos usuários não foi unânime, alguns disseram que a publicação havia trazido vida à história, outros disseram que os imperadores de ancestralidade mista possuíam erros em seus traços faciais, que só demonstravam as características de um dos grupos étnicos.
A primeira imagem da thread mostra Chandragupta Maurya, o fundador da dinastia Maurya. Na imagem, ele é visto com ornamentos dourados e cabelos pretos longos. Veja a imagem abaixo:
The most powerful Indian Rulers in History
Created using ai
First, Chandragupta Maurya pic.twitter.com/AMJ7CAlvc3
— Madhav Kohli (@mvdhav) January 26, 2023
Outro governante que aparece na sequência de postagens é o fundador do império Marata, Chhatrapati Shivaji Maharaj. Essa não causou muita contradição, pois a imagem é bastante semelhante às pinturas e retratos que podem ser encontrados na internet.
Os imperadores Mongóis, Babur, Humayun e Akbar se parecem bastante, em virtude de seus traços faciais estarem representando a origem típica da Mongólia. O olho levemente inclinado e a barba são dois fatores que podem ser encontrados nos três retratos feitos pela IA.
Veja abaixo Babur e Humayun, respectivamente:
17/ Humayun pic.twitter.com/YQaoKUpbs1
— Madhav Kohli (@mvdhav) January 26, 2023
A postagem já tem mais de 46 mil visualizações e 700 likes no Twitter.
Comentários estão fechados.