Revolta dos clientes: bancos são obrigados a devolver tarifas cobradas indevidamente

Recentemente, a influenciadora digital e educadora financeira Nath Finanças divulgou como os clientes podem solicitar o reembolso de tarifas indevidas.

Não é novidade que os bancos brasileiros, sejam tradicionais ou digitais, oferecem a opção de conta corrente gratuita. A conta pode ser solicitada de forma prática mesmo sem sair de casa, bastando acessar o site ou o aplicativo de determinada empresa.

O que muitos não sabem é que as tarifas cobradas indevidamente fazem com que a conta não seja tão gratuita assim. A internet entrou em colapso após essa revelação que aconteceu no Twitter.

Até que a Nath Finanças, influenciadora digital e educadora financeira, resolveu compartilhar uma dica preciosa na rede social. A informação fez com que muitas pessoas conseguissem resgatar uma quantia considerável de tarifas indevidas, o que muita gente nem sequer tinha noção.

Clientes têm relatado recentemente nas redes sociais casos bem-sucedidos de reembolso de tarifas bancárias. Muitos deles postaram prints do reembolso de mais de R$ 120, por exemplo. Alguns relatos informam quantias consideráveis e assustadoras!  

Os clientes, após perceberem que a conta se encaixava no pacote gratuito, resolveram fazer o pedido de reembolso. Alguns clientes relataram que só realizavam transferências por Pix ou somente recebiam seus salários – e ainda assim havia cobranças de tarifas.

Nath Finanças encontrou brecha na regra do Febraban

A internet foi à loucura com a publicação da Nath Finanças, principalmente quando os primeiros clientes do banco começaram a receber o estorno. Até hoje, por exemplo, o engajamento tem girado em torno de como as pessoas conseguiram o estorno do valor.  

Muitos clientes desconhecem uma regra estabelecida pelo Banco Central e reforçada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban): os bancos são obrigados a oferecer aos clientes os chamados Serviços Essenciais.

Essa regulamentação, em vigor desde 2007, prevê a gratuidade de serviços fundamentais em contas de depósito à vista e contas de depósito de poupança.

Essa medida visa garantir que os clientes tenham acesso a serviços essenciais sem cobrança de tarifas, proporcionando uma opção mais acessível para a utilização da conta bancária.

No entanto, mesmo com essa determinação, muitos clientes permanecem desinformados sobre essa possibilidade e continuam pagando tarifas desnecessárias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.