Rocha encontrada em Marte tem segredos antigos

O Perseverance, rover espacial que é utilizado em Marte, coletou amostras de uma rocha única que pode trazer segredos do planeta vermelho!

O rover espacial Perseverance, que está coletando material para estudo em Marte pode ter encontrado um tesouro para os pesquisadores estudarem aqui na Terra. Com um tubo contendo uma rocha única do planeta vermelho, pode ser que os cientistas consigam descobrir alguns segredos até então inéditos para nós.

O nono tubo, com amostras de rocha ígnea, foi deixado na superfície marciana, para ser pego depois por uma missão futura. Essas amostras podem proporcionar informações novas sobre o início da história do local em que foram encontradas.

Entretanto, isso não é tudo, já que o que faz astrobiólogos e geólogos animados sobre essa rocha em específico é o fato de que, pela primeira vez na história, seria possível estabelecer (ou pelo menos ajudar) uma idade específica para a superfície do país vermelho. Esse tipo de rocha pode auxiliar no entendimento do histórico de vida do planeta, bem como na determinação da idade de tal superfície.

De acordo com a NASA, algum tempo atrás, o Perseverance já havia deixado uma amostra de arenito que poderia trazer algumas informações sobre o ambiente úmido em que foi formado. Dessa maneira, o rover irá depositar um total de 10 tubos de titânio com amostras de rocha e solo de Marte pelos dois próximos meses.

Essas amostras estarão localizadas onde eles chamam de “três garfos”, que marca a primeira construção desse tipo de depósito de amostras em um outro planeta. Esse depósito vai servir como medida de segurança no caso da Perseverance não conseguir entregar as amostras para a missão de resgate, assim, dois helicópteros para recuperação de amostras serão enviados para o local determinado, finalizando assim o trabalho.

A NASA disse que o rover já coletou um total de 17 amostras até o presente momento, no decorrer de dois anos de missão em Marte. Agora, resta aguardar para descobrir quais segredos essas rochas estavam guardando.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.