Rosto por trás do fenômeno: saiba quem fundou o Starbucks
A cafeteria norte-americana é a preferida dos brasileiros por uma razão! Venha conhecer um pouco mais sobre a história do fenômeno que é o Starbucks.
A grande rede de cafeterias Starbucks é uma das mais frequentadas pelos brasileiros desde que a primeira delas foi inaugurada em São Paulo em 2006. Sabia que ela já existe há mais de 50 anos? Venha conhecer um pouco sobre a história por trás desta marca de cafés. Quem são os seus fundadores? Vamos te contar tudo agora.
Como surgiu o Starbucks?
A primeira loja foi aberta em 1971 em Seattle, Washington. A empresa começou como um negócio local, mas hoje em dia já é considerada uma das maiores redes de café que vende grãos, alimentos e seus itens exclusivos. No início, era apenas uma cafeteria que não tinha um cardápio ou estoque de produtos tão grande e diverso como atualmente.
Início do negócio
Quando surgiu, o Starbucks vendia grãos da Peet’s Coffe, uma antiga empresa da Califórnia. Eram vendidos apenas sacos de grãos de café, não a bebida pronta, logo também não havia um drive-thru como vemos nos dias de hoje.
Expansão do empreendimento
A partir de 1982, eles começaram a vender também alguns produtos prontos, oferecendo o primeiro café coado. Alguns anos depois, foi aberto o primeiro bar expresso, que culminou no crescimento e expansão da marca.
Quem está por trás do sucesso do Starbucks?
Na verdade, temos três responsáveis: Jerry Baldwin, Gordon Bowker e Zev Siegl.
Os três empresários são amigos de longa data e conheceram-se na Universidade de São Francisco. A ideia da empresa surgiu de um professor de inglês, que pensava em criar uma cafeteria que oferecesse qualidade e um ambiente confortável. Os amigos tinham 20 anos quando decidiram abrir o negócio de café, motivados pelo professor.
No início dos anos 1980, eles venderam a empresa para Howard Schultz , que – após uma viagem de negócios a Milão, na Itália – decidiu converter a loja de grãos de café em uma cafeteria que servia bebidas à base de café expresso.
Como diretor executivo de 1986 a 2000, o primeiro mandato de Schultz levou a uma expansão agressiva da franquia, primeiro em Seattle, depois na costa oeste dos Estados Unidos.
Em 1989, havia 46 lojas Starbucks localizadas no noroeste e no meio -oeste do Pacífico, e a empresa estava torrando mais de 2.000.000 libras (907.185 kg) de café anualmente
Atualmente
Em novembro de 2021, a empresa tinha 33.833 lojas em 80 países, 15.444 das quais localizadas nos Estados Unidos. Das lojas da Starbucks nos Estados Unidos, mais de 8.900 são operadas pela empresa, enquanto o restante é licenciado.
Comentários estão fechados.