Rota da seda

A maior parte do que era negociado na Rota da Seda foram bens de luxo e extremamente caros na época.

1

O que é Rota da seda? A Rota da Seda era uma rota comercial que ia da China à Europa Oriental. Passava pelas fronteiras do norte da China, Índia e Pérsia e acabava na Europa Oriental, perto da atual Turquia e do Mar Mediterrâneo.

Este trajeto era importante porque ajudava a gerar comércio e trocas comerciais entre vários reinos e impérios diferentes. Isso ajudou a disseminar ideias, cultura, invenções e produtos exclusivos em grande parte do mundo estabelecido.

Nome

Chamava-se a Rota da Seda porque um dos principais produtos comercializados era a seda da China. As pessoas da Ásia e da Europa valorizavam a seda chinesa por sua suavidade e luxo. Os chineses venderam seda por milhares de anos e até os romanos chamarem a China de “terra da seda”.

Mercadorias

Além da seda, os chineses também exportavam (vendiam) chás, sal, açúcar, porcelana e especiarias. A maior parte do que era negociado foram bens de luxo e extremamente caros na época. Isso porque demandava uma longa viagem e os comerciantes não tinham muito espaço para levar as mercadorias.

Viagem

Comerciantes e comerciantes viajavam em grandes caravanas e toda essa Eles teriam muitos guardas com eles. Viajar em um grande grupo como uma caravana ajudou na defesa dos bandidos. Os camelos eram animais populares para o transporte, porque grande parte da estrada era feita por terras secas e duras.

História

Embora houvesse algum comércio entre a China e o resto do mundo durante algum tempo, o comércio da seda foi significativamente expandido e promovido pela dinastia Han, que governou de 206 a.C a 220 d.C.

Mais tarde, sob o domínio da Dinastia Yuan, criada por Kublai Khan, dos Mongóis, o comércio da China ao longo da Rota da Seda atingiria o seu auge. Durante esse período, os mongóis controlaram uma parte significativa da rota comercial, permitindo que os comerciantes chineses viajassem com segurança. Além disso, os comerciantes receberam mais status social durante o governo mongol.

Curiosidades

  • A rotamais de 4.000 quilômetros de extensão.
  • Marco Polo viajou para a China ao longo da Rota da Seda.
  • Nem tudo o que foi negociado ao longo da Rota da Seda era bom. Acredita-se que a peste bubônica, ou Peste Negra, tenha viajado para a Europa a partir da Rota da Seda.
  • Muito poucos comerciantes viajaram ao longo de todo o percurso. Mercadorias eram negociadas em muitas cidades e postos comerciais ao longo do caminho.
  • Não havia apenas uma rota, mas muitas rotas. Algumas eram mais curtas, mas mais perigosos. Outros demoraram mais tempo, mas eram mais seguras.

você pode gostar também
  1. juliano Diz

    E o conhecimento que transforma a personalidade….

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.