Rubídio

O rubídio é muito macio e altamente reativo, com propriedades semelhantes a outros elementos do grupo um.

0

O rubídio (símbolo químico Rb, número atômico 37) é um elemento metálico macio, branco-prateado, do grupo dos metais alcalinos.

Rubídio - Tabela periódica

Rb-87, um isótopo que ocorre naturalmente, é levemente radioativo. O rubídio é muito macio e altamente reativo, com propriedades semelhantes a outros elementos do grupo um, como a rápida oxidação no ar.

História

Rubídio foi descoberto em 1861 por Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff no mineral lepidolito através do uso de um espectroscópio. No entanto, esse elemento teve uso industrial mínimo até a década de 1920.

Historicamente, o uso mais importante do rubídio tem sido em pesquisa e desenvolvimento, principalmente em aplicações químicas e eletrônicas.

Características

O Rubídio é o segundo elemento alcalino estável mais eletropositivo e liquefaz em alta temperatura ambiente. Como outros elementos do grupo um, este metal reage violentamente na água.

Em comum com o potássio e o césio, essa reação é geralmente vigorosa o suficiente para inflamar o hidrogênio liberado. Rubídio também pode inflamar espontaneamente no ar.

Também como outros metais alcalinos, forma amálgamas com mercúrio e pode formar ligas com ouro, césio, sódio e potássio. O elemento dá uma cor violeta avermelhada a uma chama, daí o seu nome.

Dados

Massa atômica – 85,4678(3) u
Elétrons – 2, 8, 18, 8, 1
Distribuição eletrônica – [Kr] 5s1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 312,46 K
Ponto de ebulição – 961 K
Entalpia de fusão – 2,192 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 72,216 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.