Potássio

O potássio é membro de um grupo de elementos químicos conhecidos como metais alcalinos.

0

O potássio (símbolo químico K, número atômico 19) é membro de um grupo de elementos químicos conhecidos como metais alcalinos. É um metal macio, de cor branco-prateado quando recém cortado, mas mancha rapidamente quando é exposto ao ar.

Tabela Periódica - Potássio

Menos denso que a água, é o segundo metal menos denso depois do lítio. Reage violentamente com a água para produzir o hidróxido de potássio alcalino e gás hidrogênio. Na natureza, está ligado a outros elementos na forma de compostos, ou ocorre como catiões em solução.

História

O potássio foi descoberto em 1807 por Sir Humphry Davy, que o derivou da potassa cáustica (hidróxido de potássio). Foi o primeiro metal isolado por eletrólise.

O potássio não era conhecido pelos antigos romanos e seus nomes são neo-latinos, não latinos clássicos. O nome latino kalium (do qual o potássio obtém seu símbolo K) foi retirado da palavra “alcalino”, que veio do árabe al qalīy, que significa “as cinzas calcinadas”.

Para quê serve?

Os íons, ligas e compostos de potássio têm uma ampla gama de aplicações. Os íons de potássio são nutrientes essenciais para organismos vivos e são encontrados na água do mar e na maioria dos tipos de solo.

O hidróxido de potássio é um importante químico industrial, e o cloreto, o sulfato e o carbonato são usados ​​em fertilizantes . O nitrato de potássio é usado na pólvora, o carbonato é valioso para a fabricação de vidro e o superóxido é uma fonte de oxigênio nos sistemas respiratórios portáteis.

Características

Como um metal alcalino, o potássio faz parte do grupo 1 da tabela periódica, entre o sódio e o rubídio, e está no período 4, imediatamente antes do cálcio. É um sólido macio e de baixo ponto de fusão que pode ser facilmente cortado com uma faca. Com uma densidade menor que a da água, o potássio é o segundo metal menos denso após o lítio.

O potássio tem um único elétron em sua camada mais externa, e pode facilmente perder esse elétron para se tornar um íon positivo. Por essa razão, embora o potássio recém-cortado seja de aparência prateada, ele oxida e mancha rapidamente quando exposto ao ar.

Além disso, reage violentamente com a água, mais ainda do que o lítio ou o sódio, produzindo gás hidrogênio e o hidróxido de potássio alcalino em solução. A reação produz tanto calor que o gás hidrogênio se inflama. Para evitar que isso aconteça, amostras de potássio são armazenadas em um meio inerte, como o querosene.

Dados

Massa atômica – 39,0983(1) u
Configuração eletrônica – [Ar] 4s¹
Elétrons – 2, 8, 8, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 336,53 K
Ponto de ebulição – 1032 K
Entalpia de fusão – 2,334 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 79,87 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.