Rumor sugere que será possível encontrar celular Android mesmo desligado
Os rumores foram veiculados por informantes de um site especializado em Android e aplicações móveis, sobretudo do Google.
Novas informações dão conta de que o aplicativo “Encontre meu dispositivo”, que oferece serviços de geolocalização para aparelhos com Android, receberá uma atualização interessante em breve.
Segundo os informantes do site 91mobiles, o app será conectado a uma banda ultralarga (UWB), que permitirá a localização de dispositivos móveis mesmo que eles estejam desligados, ou seja, sem precisar do acesso ao GPS dos aparelhos.
Atualmente, os dispositivos Android só podem ser localizados enquanto estiverem ligados e com o aplicativo nativo de geolocalização acionado. Isso é pouco efetivo em caso de furto ou perda, por exemplo.
Ainda de acordo com o 91mobiles, na pessoa do informante Kuba Wojciechowkski, a nova tecnologia se chamará Pixel Power-off Finder, dando a entender que será disponibilizada primeiro para smartphones da linha Pixel, desenvolvida diretamente pelo Google, que controla o sistema operacional Android.
Kuba explicou ainda que o serviço de localização será utilizado por meio dos chips bluetooth dos dispositivos, que retransmitirão os sinais de geolocalização entre si mesmo quando os celulares estiverem desligados.
A nova função foi encontrada no Android 14 em sua versão “pura”, ou seja, sem qualquer customização de outras fabricantes de celulares. É essa versão original do Android que é embarcada nos aparelhos da linha Pixel.
Os rumores não são uma novidade
Boatos sobre a nova função já circulam nas redes desde 2021, quando outros informantes disseram ter encontrado indícios de uma nova funcionalidade parecida com o app “Buscar”, do iOS, só que embarcada em aparelhos com Android.
De qualquer forma, ainda não se sabe se a atualização no “Encontre meu dispositivo” será exclusiva para a linha Pixel ou destinada aos demais aparelhos com Android.
A Google já anunciou que ainda em 2023 lançará a linha Pixel 8, com seus aparelhos de última geração. Inclusive, vazamentos sobre o hardware dos novos celulares já apontam especificações que comportam um serviço de localização em banda ultralarga.
Comentários estão fechados.