Saiba 4 benefícios que o INSS disponibiliza em 2022

Fique por dentro de todos os benefícios que o INSS oferece!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão que teve sua fundação em1990, responsável por prestar serviços à população brasileira por meio de assistências de amparo social.

Leia mais: INSS: Como a aposentadoria ficará para aqueles que trabalhavam antes de 1994?

Mas você sabe quais são os benefícios que o INSS disponibiliza em 2022? Continue a leitura deste artigo que a gente te conta!

Benefícios oferecidos pelo INSS

Muitos são os benefícios disponibilizados pelo INSS neste ano de 2022, como as famosas aposentadorias e pensões, benefícios assistenciais, auxílios financeiros e algumas assistências para os trabalhadores, confira com detalhes a seguir!

  • Aposentadorias e pensões

A aposentadoria é o benefício mais conhecido que é concedido pelo INSS. No entanto, para garantir o direito ao benefício, o trabalhador precisa contribuir com o INSS por 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens e ter a idade mínima de 57,5 para as mulheres e 62,5 para os homens. Além disso, as aposentadorias podem ser por invalidez, idade urbana ou rural, tempo de contribuição ou aposentadoria especial.

Já as pensões são fornecidas para pessoas com algumas condições, como a pensão especial à criança com Síndrome Congênita do Zika Vírus, pensão da síndrome de Talidomida, pensão por hanseníase ou pensão por morte.

  • Benefícios assistenciais

Os benefícios assistenciais, no entanto, são para as pessoas que nunca contribuíram com o INSS. Diferentemente da aposentadoria, os segurados pelos benefícios assistenciais não podem deixar pensão para os dependentes depois do seu falecimento e também não ganham 13º salário.

Existem dois tipos de benefícios assistenciais. O primeiro é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com qualquer deficiência que cause limitação.

O segundo é o Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso, indicado para os colaboradores que atuam na modalidade avulsa no setor portuário, que sejam de baixa renda e tenham pelo menos 60 anos de idade.

  • Auxílio financeiro

Ademais, além das populares aposentadorias, o INSS também fornece auxílios financeiros, como o auxílio-doença comum, auxílio-doença acidentário, auxílio-reclusão urbano e auxílio-reclusão rural.

  • Benefícios para o trabalhador

Por fim, os trabalhadores que contribuem com a previdência social também possuem direitos a algumas assistências, como o salário-maternidade, salário-família e seguro-defeso pescador artesanal!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More