Como parar de roncar? Saiba as causas e como se livrar desse problema

Esse problema pode afetar negativamente a pessoa que emite o ruído e é ainda mais incômodo para quem dorme ao lado.

O ronco é barulho que algumas pessoas emitem quando estão dormindo e é algo relativamente normal, mas a depender da intensidade, pode prejudicar a qualidade do sono ou indicar problemas de saúde. Portanto, confira agora quais são as principais causas e como acabar com o ronco.

Leia mais: Tem artrite? Fuja desses alimentos que podem causar inflamação

Por que algumas pessoas roncam?

Quando estamos dormindo, os músculos da garganta relaxam. Porém, quando esse relaxamento é demasiado, ocorre uma obstrução da passagem do ar, e consequentemente ocorrem vibrações na região da garganta que provocam o barulho irritante do ronco.

O que provoca o ronco?

Existem diferentes causas para o ronco, entre elas dormir de barriga para cima, respirar pela boca, comer muito antes de dormir ou ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, pessoas que têm rinite, sinusite e desvio de septo estão mais susceptíveis a roncar, bem como aquelas que apresentam acúmulo de gordura ao redor do pescoço.

Como acabar com o ronco?

Antes de tudo, é necessário descobrir a causa do problema para executar o tratamento mais adequado. Então, se você ronca bastante, procure um médico para investigar a origem desse distúrbio. Ademais, algumas medidas podem ser tomadas para amenizar a situação:

1. Alteie a cabeceira da cama

Eleve a cabeceira da cama em torno de 10 cm. Para isso, você pode utilizar um suporte de cama, madeira maciça, livros antigos ou blocos de cimento. A elevação permite que o corpo fique mais inclinado, com isso, as vias respiratórias ficam mais abertas e a passagem do ar ocorre de melhor forma.

2. Use um adesivo nasal

A faixa ou adesivo nasal é uma fita adesiva colocada na parte superior do nariz. Ela auxilia a passagem do ar pelas narinas e, consequentemente, é uma forma de melhorar a respiração e aliviar a congestão nasal que pode causar o ronco.

3. Diminua o consumo de álcool imediatamente

Bebidas alcoólicas servem para fazer o corpo relaxar, contudo, esse relaxamento favorece ainda mais o ronco. Além disso, o álcool também atrapalha a qualidade do sono, pois o torna mais agitado e, dessa forma, impede o seu estágio mais profundo, que proporciona a sensação de descanso.

4. Pratique exercícios

A prática de exercícios é fundamental para fortalecer a musculatura, assim como para controlar o peso. Nesse sentido, esses dois mecanismos podem reduzir o ronco. Enfim, a prática de atividade física é excelente, pois melhora a qualidade de vida como um todo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.