Saiba como acessar o informe do empréstimo Nubank para fazer declaração do Imposto de Renda

Valores de empréstimos também precisam fazer parte da declaração do Imposto de Renda, e para isso é necessário um informe.

Pediu um empréstimo no Nubank de um valor igual ou acima de R$ 5 mil? Pois então saiba que esse valor precisa entrar em sua declaração do Imposto de Renda. Na verdade, a regra aplica-se para todos os bancos e empréstimos que ultrapassem esse valor. Porém, especificamente para os clientes do banco digital, fizemos um tutorial sobre como acessar informe do empréstimo Nubank para declarar no Imposto de Renda 2022.

Leia mais: Auxílio Emergencial não deve ser devolvido no Imposto de Renda em 2022

Como tenho acesso ao meu informe?

Legalmente, todos os bancos precisam enviar o informe para os respectivos clientes com empréstimos ativos até o último dia útil de fevereiro. Desse modo, é muito provável que o seu informe já esteja no e-mail cadastrado na plataforma do Nubank. Por isso, antes de fazer uma nova solicitação, verifique se você realmente não o recebeu, inclusive checando a sua caixa de spam.

No caso, o último dia útil de fevereiro de 2022 foi o dia 24, mas o Nubank informou que o envio dos informes iria até o dia 25. Porém, você pode ligar no número 0800-591-2117 ou usar o chat do aplicativo do banco para solicitar o documento, se não houve o envio. Ademais, vale lembrar que empréstimos renegociados também precisam estar na declaração do Imposto de Renda, caso o valor seja superior a R$ 5 mil.

Como declaro empréstimo no IR?

Para isso, você precisará justamente utilizar o informe de empréstimo que o seu banco elaborou. Nesse documento estarão as informações concernentes às dívidas de empréstimos feitos nas instituições financeiras. Além disso, o documento para a declaração do IR deve conter informações de empréstimos feitos entre 1 de janeiro a 31 de dezembro do respectivo ano.

Desse modo, você deve fazer a declaração de empréstimos na seção “Dívidas e Ônus Reais” dentro do programa IRPF da Receita Federal. Por isso, dirija-se até a opção, clique em “Novo” e depois preencha os “Dados da Dívida”. Nessa seção, coloca-se o código das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos, que é 12, e o CNPJ da instituição no campo “Discriminação”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More