Saiba o passo a passo de como cultivar orégano em casa

Confira o passo a passo para plantar orégano na sua residência e ter esse tempero sempre fresquinho e ao seu alcance.

O orégano é uma das especiarias mais populares do mundo devido ao seu aroma e benefícios para a saúde, sendo comum adicioná-lo em preparações culinárias. Embora as folhas secas sejam as mais empregadas na cozinha, o orégano fresco também é muito utilizado.

Para quem gosta de ter essa planta sempre à disposição, é natural querer plantá-la na sua própria residência. Portanto, hoje vamos te ensinar a como cultivar orégano. Confira!

Leia mais: Como cultivar tomate cereja no vaso? Saiba como ter esse vegetal na sua casa

Passo a passo para plantar orégano

O orégano atinge no máximo 80 centímetros de altura e é simples de cultivar, mas requer alguns cuidados específicos, de forma semelhante a outros vegetais. Acompanhe o passo a passo para cultivá-lo em casa!

  • Solo

Apesar do orégano se adaptar bem a qualquer tipo de solo, a preferência é que ele seja fértil e apresente uma boa drenagem. Então, adube a terra antes de realizar o plantio e opte por solo calcário.

  • Irrigação

A terra onde o orégano está plantado deve estar constantemente úmida, mas não encharcada. Isso porque a falta ou o excesso de água prejudicam o desenvolvimento da planta.

  • Exposição à luz solar

A luz solar direta é essencial para favorecer a intensidade do aroma das folhas de orégano. Assim, deixe a planta exposta ao sol por pelo menos quatro horas diariamente.

  • Plantio

Existem três formas de plantar orégano, sendo por sementes, estaquia (galho da planta-mãe) ou por divisão de touceiras (parte da raiz da planta-mãe). Entre estes, o plantio por sementes é o que leva mais tempo para se desenvolver.

  • Colheita

Quando a planta atingir pelo menos 20 centímetros de altura você pode começar a colheita, mas existem algumas dicas para não errar neste momento. A primeira é remover as folhas quando as flores começarem a surgir, pois se tornam mais saborosas. Vale ressaltar que as flores também são utilizadas como especiaria.

Você pode usar as folhas frescas, porém as secas são as que apresentam sabor e aroma mais intenso. Então, é só retirá-las da planta, colocar em um recipiente para secar e armazenar em um local escuro, seco e arejado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.