Como cultivar tomate cereja no vaso? Saiba como ter esse vegetal na sua casa

Tenha lindos tomates cereja em casa para usar nas suas receitas. Saiba como cultivar.

O tomate cereja é muito utilizado em saladas e sanduíches. A principal diferença entre ele e o tradicional é que o do tipo cereja possui frutos menores e mais adocicados. Gostaria de ter esses tomatinhos sempre em casa? Então saiba agora como cultivar tomate cereja no vaso.

Leia mais: Como cultivar espinafre em canteiros?

Como cultivar tomate cereja em vaso?

O cultivo não é difícil, podendo ser feito tanto em casa quanto em apartamentos. A partir das dicas a seguir, em breve você terá esse vegetal disponível para utilizar nas suas receitinhas do dia a dia.

1. Fazendo as mudas

O ideal é iniciar o cultivo do tomate cereja com as sementes. Desse modo, pegue um fruto e corte ao meio, e em seguida retire as sementes. Depois, pegue um copo plástico e faça um furo pequeno no fundo.

Preencha o copo com adubo, que pode ser 1/3 de vermiculita e 2/3 de húmus de minhoca. Posteriormente, abra um buraco de 2 cm na terra e ponha as sementes, então acrescente mais um pouco do húmus por cima.

A germinação ocorre a partir do sétimo dia. Regue a muda com frequência nesse meio tempo para manter o solo úmido. A muda fica pronta para o transplante três semanas após as sementes terem sido colocadas no substrato.

2. Transplantando da muda

Inicialmente, escolha um vaso de sua preferência para realizar o plantio. Não existe regra quanto ao material, portanto você pode utilizar até mesmo garrafas pet daquelas de 5 litros.

Prepare uma camada de drenagem no fundo do vaso contendo pedras ou argila expandida, depois acrescente uma manta de drenagem ou areia. Além disso, coloque substrato contendo húmus de minhoca e farinha de osso ou de casca de ovo. Finalmente, ponha a muda no vaso cuidadosamente.

3. Irrigação e luz

Regue seu tomateiro com frequência, mas sem encharcar o solo. Ademais, em relação à luz, é imprescindível manter o vaso em um local que receba a luz solar pelo menos durante algumas horas por dia.

Dicas extras

  • Só colha os tomates quando estiverem bem vermelhos, indicando que estão maduros. Tendo isso em vista, utilize um alicate de jardinagem para ajudar na hora de retirar.
  • Em caso de infestação de pragas utilize um remédio caseiro feito com cascas de uma cebola e um copo de água. Prepare a mistura e deixe ferver por 3 minutos. Aguarde esfriar, coe, depois acrescente um copo de água para diluir e em seguida pulverize o tomateiro com essa mistura.

Se você gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More