Saiba como declarar o IR para pais divorciados e que possuem dependentes
A declaração do Imposto de Renda 2022 já está acontecendo, e aqueles que são divorciados e precisam declarar os gastos com os dependentes ainda possuem dúvidas.
A declaração do Imposto de Renda 2022 já está acontecendo, porém, aqueles que são divorciados e precisam declarar os gastos com os dependentes ainda possuem grandes dúvidas. Confira a seguir como fazer isso.
Leia também: Isenção Imposto de Renda: Confira as doenças que estão previstas nessa condição
O correto é declarar como dependente o filho ou enteado com até 21 anos, ou 24, que esteja estudando e seja incapaz de exercer qualquer atividade remunerada. Vale lembrar que o filho deve ser declarado em apenas um Imposto de Renda, por aquele que detém a sua guarda.
Aliás, caso o casal ainda esteja no processo judicial de divórcio, pode haver uma decisão em conjunto de quem irá declarar o filho como dependente.
Além disso, é necessário avaliar a situação, pois muitas das vezes não é algo vantajoso financeiramente declarar o dependente em seu próprio Imposto de Renda, sendo mais interessante realizar uma outra declaração apenas voltada ao filho.
Caso ainda tenha dúvidas, é recomendado buscar ajuda de um especialista no assunto, para que ele mesmo possa realizar o procedimento do IR e avaliar a situação financeira quanto aos gastos, decisão judicial e valores recebidos, procurando a melhor forma de obter menos Imposto de Renda e uma maior restituição.
Comentários estão fechados.