Emissão do e-Título até sábado: Como emitir o título eleitoral digital?
É necessário que você faça seu cadastro no aplicativo até as vésperas da eleição, para assim poder usar o título de eleitor digital
No próximo domingo, 2, acontecerá o primeiro turno das eleições para a presidência do Brasil. Além do cargo de presidente, esse ano os eleitores elegerão também seus senadores, governadores, deputados federais e os deputados estaduais. E para votar é necessário ter o documento de título de eleitor, seja impresso ou de forma virtual.
A sua versão digital também será aceita nessas eleições de 2022, assim como aconteceram nas eleições estaduais. Porém, é importante lembrar que no domingo, 2, dia da votação, o cadastro do e-Título ficará suspenso e, por este motivo, os eleitores não podem deixar para acessar o aplicativo no dia da votação para ter acesso ao título de eleitor digital.
Leia mais: Posso usar qualquer roupa no dia da votação? Confira as regras
Ou seja, é necessário que você faça seu cadastro no aplicativo até as vésperas da eleição, para assim poder usar o título de eleitor digital. Acompanhe a leitura e saiba como fazer isso.
Importância de fazer o cadastro para ter acesso ao e-Título antecipadamente
Outro lembrete é que, caso venha acontecer um segundo turno no dia 30 de outubro, o acesso ao título também estará suspenso no dia da votação. Por indicação, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pede que os usuários do e-Título acessem o aplicativo o mais rápido possível, pois existe ainda a possibilidade de ocorrer um congestionamento por conta da grande demanda que provavelmente acontecerá nas vésperas da eleição.
Segundo as informações do TSE, aproximadamente 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo do e-Título, sendo que desse número mais de 13 milhões acessaram o aplicativo esse ano de 2022.
Veja abaixo o que fazer para emitir seu título de eleitor digital através do e-Título:
- Baixe o aplicativo (e-Título) na sua loja digital, disponível para Android e iOS;
- Assim que estiver instalado, clique em “Próximo” e depois “Começar no e-Título”;
- É necessário aceitar todos os termos e condições de uso da plataforma;
- Informe seus dados, como nome completo, CPF, data de nascimento ou número de inscrição encontrado no seu título de eleitor impresso, nome da mãe e do pai completos, caso tenha no seu RG, se não tiver clique em “não consta”;
- Responda a três perguntas para confirmar a sua identidade;
- Depois crie a sua senha ou informe, caso já tenha acessado e esteja baixando o aplicativo de novo;
- Em seguida, aparecerá uma solicitação de ativação do aplicativo com o leitor de impressão digital do seu celular;
- E assim você terá feito o cadastro completo. As informações do seu título de eleitor estarão anexadas na aba “e-Título”.
Atenção, é permitido votar apenas levando o e-Título, caso a biometria esteja em dia na Justiça Eleitoral. Se esse não é o seu caso ou se sua foto não estiver aparecendo no aplicativo, o título digital não será aceito para acessar a urna de votação.
Comentários estão fechados.