Saiba como encontrar a cidade e o estado de um veículo pela placa do Mercosul

Apesar de ocultas na placa em si, essas informações estão disponíveis publicamente.

A implementação da placa Mercosul foi uma iniciativa lançada pelos países membros do bloco econômico de mesmo nome que tem por objetivo padronizar algumas regras de trânsito na América do Sul.

No entanto, como já é possível notar com certa facilidade, a nova placa não contém mais a indicação de cidade e estado, que era marca registrada das antigas placas veiculares. Agora, a placa possui apenas um código alfanumérico, o emblema do Mercosul, bandeira e nome do país de origem do veículo.

Essas novas características têm chateado e até preocupado condutores e autoridades, uma vez que ficou mais difícil identificar a procedência de um carro, moto ou outro veículo.

Felizmente, apesar de não conter os dados de cidade e estado explícitos em seu corpo, a placa Mercosul resguarda essas informações em seu código. Entenda a seguir!

Consultando uma placa Mercosul

(Imagem: divulgação)

Pois é, apesar do que pensam os críticos da placa Mercosul, é sim possível saber cidade e estado do veículo e algumas outras informações.

Como foi dito anteriormente, a placa Mercosul possui um código alfanumérico (que possui três números e quatro letras aleatórias), indicações do país de origem e do bloco econômico em si. Além disso, a placa contém gravações em baixo-relevo e também um QR Code.

Todos esses caracteres são utilizados por autoridades sul-americanas para identificar os carros e rastrear veículos roubados e utilizados em assaltos, sequestros e outros tipos de crime entre os países do Mercosul.

Ok, mas como ver a cidade e estado do veículo pela placa Mercosul?

O código alfanumérico, especialmente, pode ser utilizado para descobrir cidade e estado de origem do veículo. Para tanto, você deve baixar o aplicativo Sinesp Cidadão no seu celular e seguir este passo a passo:

  1. Com o “Sinesp Cidadão” devidamente instalado em seu smartphone, busque a melhor forma de fazer login e entre no aplicativo (a mais indicada é por meio de cadastro prévio no portal Gov.br);

  2. No campo de pesquisa, digite o código alfanumérico da placa e proceda com a busca. Pronto, agora é só checar as informações do veículo.

Além da origem do veículo é possível checar a sua situação cadastral, histórico de busca e apreensão, multas, débitos, etc. E o melhor: todo esse processo é gratuito!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.