Entenda o comportamento e sinais do seu gato
Aprenda a decifrar os sinais que o seu gatinho dá para se comunicar com você. Confira essas dicas para saber como entender o seu gato.
Os gatos nos dão alguns sinais do que eles desejam e compreendê-los é muito importante para o bem estar do pet e para facilitar a convivência também. De qualquer forma, qual gateiro não deseja conhecer mais sobre o seu gatinho? Se você também quer saber como entender o seu gato, então acompanhe a leitura!
Leia mais: Passe as suas roupas facilmente com essas dicas
Como os gatos tem um jeito único de se expressar, conhecer esses sinais é muito conveniente para o dia a dia. Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre o “idioma dos gatos” para te ajudar a decifrar facilmente o que seu pet espera.
Existem diferentes miados
É através dos miados que os gatos mais expressam suas vontades e há uma variedade deles: cerca de 11 tipos. Assim, essas diferenças são decorrentes das situações específicas que o pet está passando e reflete seu estado.
Nesse sentido, quando o gato está feliz ou amoroso é comum escutarmos ele ronronando e, geralmente, esse som vem acompanhado de outros gestos de carinho como se esfregar no tutor ou em objetos e mostrar a barriga.
No entanto, quando o felino está estressado ou irritado ele tende a grunhir e o próximo passo é atacar a pessoa ou animal que está em sua frente. Então, ao escutar seu gato fazendo esse som dê imediatamente espaço para ele e o deixe em seu canto por um tempo.
A cauda é um ótimo indicador
A forma com que seu gato movimenta a cauda pode te ajudar perfeitamente a entendê-lo, pois ela reflete seu estado emocional. Assim, podemos compreender 3 coisas:
- O gato está feliz quando sua cauda está completamente reta e para cima;
- Ele está com raiva quando sua cauda fica eriçada;
- O rabo entre as pernas indica que o gato está com medo;
- O pet está confortável e tranquilo quando anda e balança seu rabo.
As orelhas também enviam sinais
O felino pode mostrar submissão, alerta, nervosismos e outros sentimentos utilizando suas orelhas. Isso acontece porque existem 30 músculos diferentes em cada orelha do gatinho que permitem a ele utilizá-las para se expressar.
Assim, quando o pet está com as orelhas para a frente e eretas saiba que ele está curioso e atento ao que se passa ao seu redor. Já quando elas estão abaixadas e na direção da cauda, eles estão inseguros.
Comentários estão fechados.