Saiba tudo sobre o salário família e como fazer sua solicitação

É uma renda previdenciária paga junto com o salário do mês do trabalhador que tem o objetivo de ajudar com um complemento salarial. Veja mais!

A ideia do salário família é permitir que as pessoas de baixa renda recebam um subsídio de acordo com o tamanho da sua família e com o número de dependentes. É uma renda previdenciária pago junto com o salário do mês do trabalhador, pertencente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem o objetivo de ajudar com um complemento salarial.

Sendo assim, você vai saber todas as informações sobre o salário família e como esse benefício funciona.

Leia mais: Você sabia que é possível netos receberem a pensão por morte?

O que é

Como dito anteriormente, esse é um benefício para os trabalhadores, que garantem auxilio para aqueles que possuem filhos de até 14 anos, ou com algum tipo de deficiência física ou mental. Esses profissionais, recebem um valor mensalmente à parte do seu salário e o valor muda de acordo com o número de dependentes na família.

Logo, esse benefício auxilia na independência e dignidade dessas famílias, pois ajuda a manter a educação e criação dos seus filhos, além de melhorar sua qualidade de vida. Para isso, os candidatos devem atender os seguintes requisitos:

  • Ter sob sua tutela filhos de até 14 anos ou com alguma deficiência, seja ela por incapacidade mental, física, intelectual ou sensorial (em caso de invalidez não há limite de idade).
  • Ter uma renda mensal de até R$ 1.655,98;

Como funciona?

Para garantir o benefício, o trabalhador deve ir diretamente ao empregador o salário família fazer sua solicitação e deve estar alinhado com as regras exigidas pelo Governo. Além disso, o valor é devolvido ao empregador por meio do desconto na guia do INSS todo mês. Porém, caso o trabalhador esteja recebendo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou aposentadoria por idade rural, o salário é pago diretamente pelo INSS.

Por fim, se os documentos do empregado forem apresentados da maneira correta, o pagamento do salário família terá início a partir do mês da solicitação. Agora, descubra quais são os documentos que o trabalhador deve apresentar para poder solicitar o salário família:

  • Identificação com foto.
  • CPF (Cadastro de Pessoas Física).
  • Certidão de nascimento de todos os dependentes.
  • Caderneta de vacinação para dependentes com idade menor de 6 anos.
  • Histórico escolar para dependentes de 7-14 anos de idade.
  • Termo de responsabilidade, que você pode localizar no site da Previdência Social.

Lembre-se, para não perder o benefício, você deve sempre manter a carteira dos filhos e familiares atualizada a cada seis meses.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More